Impactos ambientais causados pelo homem

Pesquisas de cientistas americanos revelam que a Terra vem passando por um momento delicado e que o principal culpado desse processo é o homem. Um dos pontos destacados dos prejuízos constatados é a extinção em massa de inúmeras espécies de animais, tanto de vertebrados quanto invertebrados.

Os impactos ambientais atuais são provocados na maioria das vezes por ações e atividades dos seres humanos e a principal razão dessas atitudes é a sua evolução, em comparação a outros momentos, isso porque o seu modo de vida vem se desenvolvendo de uma maneira consideravelmente rápida.

Impactos ambientais causados pelo homem
Representação de alguns dos impactos ambientais.
(Foto: Divulgação)

Em busca de melhores condições e vida, praticidade e conforto, muitas atitudes humanas para com a natureza foram devastadoras, porém os resultados de tamanha exploração se manifestam a médio ou longo prazo e por isso nos encontramos em um complexo estado de calamidade.

Motivos principais

Esgotamento dos recursos naturais

» Causa: uso abusivo e destruição dos recursos naturais existentes no planeta (principalmente os não-renováveis, que podem acabar e são prejudiciais ao ecossistema e a saúde humana quando utilizados de maneira exagerada, como o petróleo);
» Consequências: toda a utilização desses recursos estão acarretando o seu esgotamento e também a destruição do ecossistema.

Poluição da atmosfera

» Causas: atividades industriais e a liberação de gases e substâncias químicas à atmosfera, que se dá com mais relevância devido a circulação rodoviária, com uso de carros, motos, caminhões, etc;
» Consequências: chuvas ácidas, aquecimento global, efeito estufa e doenças agressivas a saúde como asma, bronquite, problemas cardíacos e respiratórios.

Poluição do solo

» Causas: uso de fertilizantes e inseticidas na agricultura e os lixos descartados nas ruas e também em aterros;
» Consequências: perda de nutrientes do solo que provocam erosão e a contaminação de lençóis de água subterrâneos.

Poluição das águas

» Causas: resíduos urbanos, rurais e industriais;
» Consequências: todos os materiais descartados de forma errada, que entram em contato com a água, podem vir a provocar alterações em sua composição, causando sérios danos aos animais e também aos seres humanos.

Desflorestamento

» Causas: queimadas, incêndios, agricultura intensiva, desmatamento ilegal, exploração de pedreiras, petróleo e minas, construção de estradas, túneis, estradas, entre outros;
» Consequências: desaparecimento de culturas, infertilidade do solo, redução da biodiversidade e a diminuição do oxigênio.

Extinção de animais

» Causas: caça ilegal, poluição e a destruição do habitat natural;
» Consequências: prejuízos no ciclo da natureza, podendo provocar a falta de polinização em lavouras, e a extinção de outros demais animais, entre outros.

Soluções mediadas para amenizar esse transtorno

» Novas leis que garantam a preservação ambiental;
» Palestas e outras divulgações para a conscientização sobre assuntos de não poluição e uso equilibrado dos recursos naturais;
» Projetos de despoluição de rios, lagos e do ar atmosférico;
» Reflorestamento das matas;
» Ampliação dos movimentos sustentáveis;
» Conscientização das futuras gerações sobre a preservação ambiental e sua importância;
» Redução da emissão de gases poluentes;
» Implantação de recursos renováveis e energia limpa;
» Fiscalização ambiental para a diminuição dos desmatamentos e da caça ilegal;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.