Impactos Ambientas na Amazonia

Floresta Amazônica.
Floresta Amazônica.

O Mundo está em alerta constante devido aos Impactos Ambientais, que estão sendo gerados por atividades não sustentáveis, realizadas pelo ser humano. O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo; e ali que está concentrada a nossa querida Floresta Amazônica, que é um dos grandes fatores mais preocupantes do planeta.

História

A Floresta pode ter se formado durante o período Eoceno (que é a segunda época do período terciário; que é marcada pela diversificação dos mamíferos). Seus primeiros habitantes humanos, segundo pesquisas arqueológicas foram a 11 200 mil anos atras. Durante muitos anos, os pesquisadores achavam que a floresta era pouco povoada devido ao seu solo não ser tão favorável para a agricultura; porém recentes descobertas, apontam que 1 500 pessoas viveram por ali; e com o tempo foi diminuindo. Alguns pesquisadores falam que a população foi devastada devido as doenças, como a varíola.

Ela é uma floresta tropical, que na qual abriga milhares de especies da flora e fauna que estão em extinção; e algumas que ainda nem foram descobertas. Hoje ela esta entre os seis biomas brasileiros; e tudo isso faz, com que ela seja explorada.

Tudo que ocorre no silêncio da floresta é muito complexo, pois ela possui um território de 5 500 000 km²; ela passa por nove países, que nos quais são:

* Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França.

Porém a parte maior está concentrada em território  brasileiro, que é equivalente a 60%. Ela começou a ser explorada desde a descoberta do Brasil, pelos europeus; e o primeiro europeu a percorrer a floresta foi, o espanhol Francisco Orellana, em 1542.  porém nos últimos anos ela vem sofrendo grandes infrações, que estão prejudicando o ecossistema. A floresta possui uma terra preta que na qual foi designada aos índios  que conseguiram que o solo aos poucos fosse ficando fértil, permitindo assim a agricultura e a silvicultura; porém seu solo ainda é bastante pobre, para o mesmo.

Biodiversidade

Sendo a maior floresta tropical  americana, ela possui riqueza de biodiversidade inigualável.  Ela é uma floresta tropical, que na qual abriga milhares de especies da flora e fauna que estão em extinção; e algumas que ainda nem foram descobertas. Hoje ela esta entre os seis biomas brasileiros; e tudo isso faz, com que ela seja cada vez mais explorada.

Biodiversidade.
Biodiversidade.

Vegetação

Sua vegetação é homogênea; ela é formada por um mosaico. Sua diversidade inclui matas secas, semidecíduas  de bambu, campinaranas, enclaves do cerrado e outros. E a três tipos de florestas; duas delas fazem parte do território brasileiro, que nas quais são: a floresta montanhosas andinas e a floresta fluviais. E a terceira é a floresta da terra firme, que se divide nos outros países.

Vegetação
Vegetação

Impactos Ambientais

São diversos os motivos que causa o impacto ambiental na floresta amazônica; porém tal impacto está se tornando um grave problema para todos. Algumas empresas e instituições estão tentando se redimir perante a sociedade, fazendo projetos e produtos voltados para o meio ambiente; porém muitos deles não passam do marketing. Tal ação é chamada de Marketing Verde.

Um pouco antes do ano de 1960, o acesso da floresta era muito restrito, então a floresta era quase intacta; porém o solo produtivo da floresta é curto, isso fazia é faz com que os fazendeiros e habitantes dali, se locomovam. Então começou a surgi o desmatamento que hoje em dia dá para se ver a olho nu, se visto por cima.

Desmatamento.
Desmatamento.

Devido ao desmatamento e ao aculumulo de CO² ( dióxido de carbono), está sendo liberado quantidades expressivas de gás para atmosfera, causando então o Efeito Estufa.

A floresta é rica em animais; eles ajudam na sobrevivência do ciclo de muitas plantas e outros. Porém muitos deles estão ameaçados; tanto pelo desmatamento, como pelos os seres humanos e pela poluição. A maioria dos animais perdem o seu lar e alimento devido ao desmatamento e as queimadas.

Extinção de animais/ tráfico
Extinção de animais/ tráfico

Então eles se vêem obrigado a invadir o território humano em busca de abrigo e alimentação; mas muitas vezes não são bem recebidos. Muitos deles acabam morrendo na estrada ou sendo levado para os países vizinhos. E tal extradição e desaparecimento contribuem para a devastação da floresta.

São retirada todos os anos, um pouco mais de sua riqueza; é isso não é ocorrente somente no Brasil,  vários países também sofrem com a devastação da biodiversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.