Importância dos insetos para o meio ambiente

Antes mesmo de aparecerem os primeiros habitantes do planeta Terra, os animais, plantas, rios e insetos já estavam ali. E sabemos que o mundo necessita de cada um deles para poder sobreviver. Então não tem como destruir, para sempre algo que pode nos beneficiar. Os insetos, são animais invertebrados, então ao mesmo tempo em que eles ajudam, destroem. Porém não devemos ver eles como pragas, mais sim como uma cadeia, que faz o possível para sobreviver, assim, como nos seres humanos. Vejamos a seguir, como funciona cada um, por meio de divisões, de produção.

Quando se tratar de produção de seda, estarão falando das larvas da mariposa. Elas apresentam salivares que produzem o casulo, que é constituído de seda. E, é ali, que ela põem os seus ovos e os deixam se formar até o momento final. E tal seda que forma os casulo é utilizada na fabricação de vários tecidos, os mais finos o possível. Agora, você já sabe de onde vem aquele tecido, tão: fresco, leve e bonito, que é utilizado por várias pessoas.

Vamos falar agora da produção de um dos alimentos mais ricos em nutrientes, o mel. A sua produção é feita por abelhas, que por sua vez, retiram todo esse doce, das milhares plantas, espalhadas pelo mundo. Ele fica bem tanto com: os chás, bolos, doces como nas comidas salgadas, enfim, ele dá um toque especial em quase tudo. E além disso de produzirem o mel, eles também produzem o própolis, que é considerado um poderoso antibiótico. Então, não tem como retirar esse inseto que tanto nos ajuda, da face da terra, basta apenas controla-los com bastante cuidado.

Agora vamos deixar um pouco de lado a produção e vamos falar sobre a decomposição. Alguns insetos, nos ajudam a acabar com diversos materiais orgânicos, que não vão ser mais utilizados ou seja, tudo aquilo que deixamos em estado de decomposição. No caso pode estar sendo levado em consideração desde um alimento até mesmo o corpo de um ser vivo (animal, planta ou humano).

E além disso, os insetos, como: as abelhas, vespas, besouros e outros ajudam na polonização das plantas e também na cadeia alimentar. Então pode-se notar que eles são amigos, mas fique de olho, pois da mesma maneira, como eles podem influenciar no lado do bem, eles podem estar do outro lado. Enfim, saiba como move-los, pois assim, ele não irá lhe prejudicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.