Infecção de urina na gravidez motivos e respostas

A infecção urinária (IU) é considerada a terceira anormalidade clínica mais comum no período de gestação, acometendo cerca de aproximadamente 10 a até 12% das grávidas. Geralmente a infecção urinária ocorre no primeiro trimestre do período de gestação.

Em alguns casos a infecção urinária vem de forma baixa (cistite), e em outros casos a infecção urinária vem de forma alta (pielonefrite). Em ambos os casos a infecção urinária ocasiona situações doentias, além de contribuir para a mortalidade materno infantil.

Geralmente as infecções urinárias são ocasionadas por bactérias da flora intestinal, as mesmas agem fazendo a contaminação do trato urinário. Quando há a contaminação no trato urinário, as bactérias são encontradas na urina quando há o rompimento do equilíbrio entre a defesa do organismo e a sua virulência.

Normalmente no período gestacional, a urina tende a ser mais rica em nutrientes, tais como aminoácidos e açúcar, esse aumento de nutrientes geralmente propicia o crescimento das bactérias, consequentemente causando uma infecção urinária. Geralmente os sintomas da infecção urinária surgem e também se definem dependendo do tipo de infecção que se instituiu no trato urinário da grávida.

Os principais tipos de infecção urinária são:

Infecção urinária baixa
A infecção urinária baixa também é chamada de cistite e geralmente ocorre através da contaminação e agressão bacteriana, sendo que essa contaminação não atinge à bexiga. Os principais sintomas da cistite são: urgência para urinar, dor suprapúbica, disúria (ardência ao urinar), polaciúria (frequência aumentada), e em alguns casos sangue no término da micção.

Bacteriúria assintomática
A bacteriúria assintomática se constitui na presença de bactérias e na proliferação das mesmas na urina, nesse tipo de infecção urinária não são apresentados sintomas ou queixas urinárias. Isso ocorre porque nesse tipo de infecção não ocorre agressão ou lesão à mucosa do trato urinário.

Pielonefrite aguda
A pielonefrite aguda, também chamada de infecção urinária alta acomete o rim. Esse tipo de infecção urinária se caracteriza pela contaminação ascendente da uretra até o rim. Esse tipo de infecção urinária causa sintomas como dor lombar intensa, febre alta, calafrios, náuseas e vômitos.

Geralmente esse tipo de infecção apresenta toxinas, essas toxinas são liberadas pelas bactérias, isso consequentemente pode desencadear o trabalho de parto prematuro, abortamento, trabalho de parto pelo aumento das contrações uterinas, hipertensão arterial gestacional, em alguns casos óbito fetal e até mesmo morte materno fetal quando a infecção é severa e generalizada.

Pielonefrite crônica
A pielonefrite crônica é a fase crônica das infecções renais anteriores, geralmente as infecções renais deixam lesões ou cicatrizes nos rins. Normalmente, a pielonefrite não apresenta sintomas específicos, embora possa estar acompanhada de hipertensão arterial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.