Brasil Blogado » Português » Infelismente ou Infelizmente

Infelismente ou Infelizmente

Existem palavras que se trocar apenas uma letra confundem os pensamentos por completo. E isso tende acontecer, quando aparece a palavra Infelizmente. Mas calma aí, será que ela se escreve com “S” ou com “Z”. Se também possui essa dúvida, clique no link a seguir, e descubra qual é o modo correto de escreve-la.

     

Nem sempre se sabe como escrever uma palavra corretamente. E na maioria das vezes, isso tende acontecer por causa da pronúncia dela. Como por exemplo:

– Infelizmente, que se pronúncia com o som de “S”, mas se escreve com a letra “Z”.

Nesse caso, isso acontece, devido a palavra em si, ser derivada da palavra “Feliz”, apesar de possuir o seu significado contrário ao mesmo. Por isso que é preciso tomar cuidado no momento de escrever qualquer palavra, pois nem sempre, ela se escreve como se pronúncia. Todavia, agora que já se sabe o modo correto de escreve-la, vamos averiguar logo abaixo, quando se deve utiliza-la e alguns exemplos de colocação da palavra em frases.

Quando usa-lá

Deve-se utilizar o advérbio infelizmente, sempre que quiser referir-se alguma coisa, que por sua vez, foi feita. E ainda, no caso, de algo ter acontecido de forma infeliz, ou seja, com infelicidade. Sendo assim, pode-se dizer, que ela é sinônimo de outras palavras, como:

* Lamentavelmente, desgraçadamente, miseravelmente e tristemente. 

Não se engane com o som das palavras.

Procure sempre pelo modo certo de escrever.
Foto Reprodução

No mais, ela é formada a partir da derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, fazendo assim, com que se altere o sentido da mesma, como mostrado logo acima (Feliz “Bom”/ Infelizmente- “Ruim”). E sendo assim, neste caso, o sufixo adverbial –mente é acrescentado ao adjetivo infeliz, ou seja, o sufixo –mente é um sufixo adverbial que se junta, normalmente, à forma feminina de um adjetivo, dando assim, origem, ao advérbio de modo, como por exemplo:

* Absoluta + mente: Absolutamente.

* Bondosa + mente: Bondosamente.

* Linda + mente: Lindamente.

* Rapida + mente: Rapidamente.

Contudo, no caso do adjetivo de dois gêneros, como infeliz, o adjetivo deverá sempre permanecer inalterado, ou seja, ele terminando com a letra “Z” ou não.

Exemplos em frase

. Infelizmente estamos todos sujeitos aos problemas da vida.

. O presidente, infelizmente, não cumpriu mais uma vez, com suas promessas eleitorais.

. Infelizmente, não posso confiar em minha filha. 

. Você tentou mas, infelizmente, não conseguiu. 

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?