Inflamação no dente

A dor de dente é um dos sintomas mais desconfortantes de uma inflamação dentária, processo que pode vir acontecer em vários momentos da vida, principalmente quando a higienização bucal não é realizada de maneira correta e eficaz, como ensinam os dentistas.

O processo inflamatório se manifesta como uma resposta do organismo de que algo não está indo bem na região afetada, podendo ele acometer de forma mais amena ou intensa, dependendo das causas, da agressão e da quantidade de problemas estruturais existentes na boca do paciente.

Causas

As principais razões que ocasionam as inflamações dentárias são a presença das cáries devido a demasiada proliferação de bactérias no local, dentes quebrados, má higienização bucal, nascimento dos sisos, periodontite, gengivite, entre outros.

Principais sintomas

Inflamação dentária
Mulher com o dente inflamado.
(Foto: Divulgação)

» Dores fortes;
» Pontadas;
» Inchaço;
» Vermelhidão;
» Sensibilidade;
» Mal hálito;
» Estado febril;
» Bolsa de pus na boca;
» Sangramento da gengiva;
» Enfraquecimento ou perda total do dente.

Ajuda médica

Assim que os sintomas começarem a aparecer, um bom dentista deverá ser procurado para a análise do quadro, o encaminhamento adequado do tratamento ser feito e iniciado o mais depressa possível, para que menos danos sejam causados a saúde bucal.

Tratamento

Os procedimentos usados para o tratamento irão depender dos motivos que ocasionaram a inflamação e a situação em que os dentes se encontram, podendo o médico ministrar o uso de soluções caseiras, remédios, obturação, canal, limpeza, entre outros.

Observação: quanto mais tempo o enfermo demorar para procurar tratamento, mais danos o dente sofrerá, podendo ele ser retirado devido ao seu não reaproveitamento.

Prevenção

» Manter SEMPRE uma boa higiene oral;
» Escovar os dentes cuidadosamente após as refeições;
» Passar o fio dental de duas a três vezes por dia (após as principais refeições);
» Utilização de produtos apropriados para o problema, como enxaguantes bucais e pastas de dente;
» Manter anualmente pelo menos duas visitas regulares ao dentista;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.