Informações sobre seguro

As agências de seguro podem ser cada vez mais encontradas no mercado, isso porque oferecem inúmeros serviços aos consumidores, proporcionando diversas vantagens na contratação de pacotes de atendimento.  Sua fundamentação no Brasil, foi realizada em meados de 1800, em busca de estabilidade, conforto e segurança, e até hoje faz bastante sucesso em todo o país.

As seguradoras atendem milhares de pessoas anualmente, cobrindo os mais diferenciados ramos encontrados no mercado. Ao total, os seguros são divididos em 3 categorias gerais:

  • Seguros de Pessoas: saúde, vida, acidentes pessoais, etc;
  • Bens: transporte, incêndio, vidros, cascos, automóvel, roubo, lucros cessantes, etc;
  • Responsabilidade: fidelidade, crédito, fidelidade, responsabilidade civil, etc;
Informações sobre seguro
Cadeados entrelaçados.
(Créditos da foto: https://www.brasilblogado.com/)

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), trata-se da principal regulamentadora de normativas de agências de seguros no Brasil. Essas empresas podem ser contratadas em redes físicas e onlines, oferecendo praticidade em atendimento e solucionamento de qualquer problema ao seu cliente, de acordo com os serviços solicitados durante a composição do contrato.

Como contratar?

Para a efetivação de compra desses pacotes, é necessário que uma seguradora seja procurada e que o negócio seja intermediado por um Corretor de Seguros, devidamente habilitado. Antes de contratar qualquer tipo de serviço, pesquise sobre a eficácia e qualificação da empresa na realização de atendimentos aos seus clientes e não se esqueça nunca de ler todo o contrato antes de assiná-lo.

Quanto mais serviços são aderidos ao pacote, mais vantagens de cobertura o cliente terá. Portanto, fique atento as suas necessidades, para que o contrato atenda todas elas, proporcionando maior seguridade.

Principais ramos de seguros existentes no Brasil

Essa subdivisão varia de acordo com o tipo de item segurado.

Pessoas físicas

» Seguro de vida individual ou em grupo: essa categoria proporciona vantagens de capital e renda, em casos de morte, invalidez por um tempo determinado ou permanente, entre outros.

» Seguro saúde: essa categoria tem como finalidade o reembolso das despesas médico-hospitalares, de acordo com os limites estabelecidos decorrentes de acidentes ou doenças.

» Seguro viagem: essa categoria costuma cobrir custos de atendimento médico, financeiro, extravio de bagagens e outros demais serviços durante a viagem de um ou mais indivíduos. Sua contratação é indicada principalmente em viagens internacionais. É importante ressaltar que em alguns destinos, a contratação desse pacote é obrigatório, como na Europa, devido ao Tratado de Schengen.

» Seguro de bicicleta: essa categoria cobre furtos e roubos de bicicletas.

» Seguro de automóvel: essa categoria cobre danos e perdas aos veículos terrestres, tendo como suas coberturas básicas as colisões, incêndios e roubos. Suas normativas costumam ainda cobrir prejuízos destinados a terceiros, assistência 24 horas, reposição de veículo, acidentes pessoais, entre outros.

» Seguro obrigatório de automóveis (DPVAT): essa categoria é de responsabilidade civil obrigatória, que visa indenizar vítimas de veículos automotores de via terrestre.

Pessoas jurídicas

» Seguro de crédito: essa categoria de apólice de seguro é contratada principalmente por instituições que possuem objetivos de assegurar os valores de suas negociações.

» Seguro incêndio: essa categoria cobre danos causados por incêndio, explosão causada por gás, queda de raios, entre outros problemas, sendo considerada como uma particularidade obrigatória para as empresas.

» Seguro de roubo: essa categoria abrange as garantias básicas de indenização por consequências de furtos e/ou roubos qualificados.

» Seguro agrícola: essa categoria proporciona seguridade contra perdas físicas da lavoura, sendo contratada na maioria dos casos devido a qualquer extremo de condições climáticas.

Documentação

Os principais dados exigidos para o fechamento do contrato entre a seguradora e o segurado são os documentos pessoais e do bem que será assegurado. Comprovante de renda e endereço também costumam ser solicitados.

Preço

O valor de cada contrato irá variar de acordo com a eficácia da empresa, da demanda de serviços assegurados, da categoria solicitada e do tempo de atendimento da instituição para o segurado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.