Brasil Blogado » História » Inquisição da igreja católica romana

Inquisição da igreja católica romana

A inquisição marcou a história, principalmente no período da idade média onde a igreja impôs todo o seu poder sobre as pessoas. Época em que apenas a igreja tinha o direito da verdade. Leia isso e mais na matéria a seguir.

     

A Inquisição foi criada nos meados do século XII, no caso, no período da idade média. Era dirigida pela Igreja Católica Romana, que por sua vez era composta por tribunais que julgavam aqueles que podiam ameaçar a doutrina, ou seja as leis da instituição.

Naquela época todos os suspeitos eram perseguidos, julgados e condenados. E assim, como qualquer outro preso, tinham que cumprir  penas que eram  desde a prisão perpétua até a morte. No caso da morte, era em praça pública. Os inquisidores ateavam fogo nos condenados ainda vivos na frente de todos. Estes serviam como exemplo para que outros não desobedecessem as leis da igreja.

A fogueira era somente uma das maneiras que eles possuiam de fazer com que os ereges pagassem pelo o seu erro.

Maneira como as pessoas que eram julgadas como erradas, morriam, pagavam pelo os seus erros. – Foto Reprodução

Aqueles que eram perseguidos, não tinham o direito de saberem de onde partiu a denúncia, podiam apenas tentar provar ao contrário, mas até que eles conseguissem o feito, o prazo sempre terminava. E engana-se quem acha que essa história ficou restrita apenas as igrejas, elas foram muito além em vários países europeus, principalmente entre o povo eslavo que tinha uma crença religiosa muito forte e também perante a justiça, os fora da lei, assim chamados, quando capturados, era presos, julgados e por vezes mortos em praça pública.

E dentre esses países, vários cientistas e mulheres, sofreram bastante. E um bom exemplo disso tudo foi Galileu Galilei o grande astrônomo. Ele escapou por pouco da fogueira, devido ter conseguido comprovar, que a terra girava entorno do sol.

E isso continuou por anos e com isso eles foram acrescentando aqueles que seriam perseguidos. No tanto, que no século XV, o rei e a rainha da Espanha, contribuíram para isso, fazendo acusações, contra aqueles que eram pobres e judeus. Os pobres e judeus eram perseguidos, torturados e mortos. E todos os seus bens, ficavam com as majestades.

Porém a história começou a mudar, quando o grande Inquisitor desafiou os reis,  nobres, burgueses e demais pessoas que tinham grande personalidade, perante a sociedade no auge do século XIX. Muitos não aceitavam as suas escolhas e partiam, mediante a uma revolta.

Agora você deve esta curioso para saber mesmo é da inquisição do Brasil, que por sua vez, podemos dizer por alto, que não ocorreu. Pois, quando o grande Inquisitor chegou aqui é analisou o povo ele logo percebeu que tudo estava fora do lugar e que ali não era um local adequado para ficar, então logo partiu.  Mas ainda há quem diga que o nordeste sofreu muito com a inquisição, que vários pobres, plebeus, foram torturados e queimados.

Eles perseguiram, grandes gênios.

Inquisição- Foto Reprodução

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?