Brasil Blogado » Animais » Invertebrados

Invertebrados

Os animais que representam o grupo de invertebrados são os filos dos poríferos, os platelmintos, nematelmintos, moluscos, acnidários, anelídeos, artrópodes e os equinodermos, confira no artigo todas as informações sobre os mesmos.

     

Os principais grupos de animais são caracterizados como grupo do reino Animalia, divididos a partir de sua estrutura corporal que acaba variando muito de um grupo para o outro. Os grupos são determinados como animais invertebrados e vertebrados, esses últimos, possuem espinha dorsal e uma caixa craniana.

Os invertebrados desempenham diversas funções na cadeia alimentar, ao contribuir representativamente com a dinâmica populacional do total da teia alimentar, justamente por possuírem diversas formas e tamanhos. Os representantes do grupo de invertebrados são os filos dos poríferos, os platelmintos, nematelmintos, moluscos, acnidários, anelídeos, artrópodes e os equinodermos.

São animais que se intercalam entre alimentos e parasitas, o que proporciona diferentes efeitos na vida em geral de animais e também do ser humano. Em média chegam a ser 97% de toda a espécie animal. A principal característica dos animais invertebrados, é que eles não possuem espinha dorsal e outros itens que os distingue.

Os animais invertebrados não possuem coluna formação multicelular, a parede celular, mas de forma geral, são capazes de se locomover. A sua reprodução se dá de forma sexuada, ou seja, é realizado uma combinação de gametas masculinos e femininos para gerir um novo organismo.

Anelídeos – vermes segmentados que possuem corpo mole, cilíndrico ou achatado com uma série de anéis, e de desenvolvimento embrionário mais complexo.

Invertebrados

Anelídeos

  • Exemplos: Minhocas, Sanguessugas, Poliquetas.

Artrópodes – são animais com as extremidades pares articuladas, um exoesqueleto quitinoso e corpo com abdômen, cabeça e tórax.

Invertebrados

Artrópodes

  • Exemplos: Aranhas, Insetos (baratas, grilos, gafanhotos, mosquitos, abelhas, percevejos, vespas, formigas, borboletas, baratas, besouros, etc.), Crustáceos (lagostas, camarões, cracas), Centopeias, Piolhos-de-cobra, Lacraias.

Celenterados – possuem órgãos sensitivos capazes de captar sensações luminosas, e também possuem habilidade em estabelecer uma posição no espaço.

Invertebrados

Celenterados

  • Exemplos: Corais, Pólipos, Água-viva.

Equinodermos – possuem endo-esqueleto rígido ou flexível, formado por placas calcárias e um sistema ambulacrário com pés externos.

Invertebrados

Equinodermos

  • Exemplos: Estrelas do mar, Ouriços do mar.

Moluscos – possuem um corpo mole, com ou sem casca, que também pode ser coberto por um manto que geralmente secreta uma concha calcária, apresentando uma simetria bilateral.

Invertebrados

Moluscos

  • Exemplos: Mariscos, Lulas, Polvos, Caracóis.

Platelmintos – são em maioria marinhos, delgados e de grande comprimento, compostos de um prolongamento anterior ou probóscide.

Invertebrados

Platelmintos

  • Exemplos: Vermes, Parasitas.

Poríferos – possuem apenas duas camadas embrionárias – ectoderma e endoderma.

Invertebrados

Poríferos

  • Exemplos: Esponjas do mar.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?