Leão Branco

O Leão Branco não é considerado uma raça, o mesmo sofre uma mutação genética muito rara. Era para ser da espécie leão sul- africano, mas por causa da mutação o animal fica com a pigmentação do pelo mais claro e olhos diferentes, sendo que a tonalidade natural do leão é voltado ao amarelo e os olhos podem variar entre o dourado, vermelho ou azul. 

Como distinguir

Ele ainda pode ser dividido em duas espécies, no qual um sofre de leucismo e o outro  de albinismo. Confira abaixo a diferença de ambos: 

  • leão1
    Leucismo (foto:reprodução)

    Leucismo

O leucismo está voltado à falta de pigmentação em algumas partes do corpo ou até mesmo no corpo inteiro. O mesmo pode estar sendo motivado devido alguma disfunção genética e até mesmo hereditária. E ainda pode estar relacionado a alimentação ou disfunção no sistema metabólico. O Leão que possui leucismo vai ter a pelagem quase toda branca e os olhos azuis ou dourados.

 

  • Albinismo 
leão2
Filhotes de leões albinos (foto:reprodução)

O albinismo também pode ser conhecido como acromia, acromasia ou acromatose. O mesmo é um distúrbio genético que no qual as características principais são a ausência total da pigmentação da pele, pelugem e olhos. Tal ausência deve-se ao fato do animal não não possuir enzimas que qual são responsáveis pela produção de melanina.

A falta de melanina  pode acarretar diversos problemas, tais como: visão, Organismo sensível e também a facilidade de queimadura e o cancro de pele.

Dica: para distinguir se o leão possui leucismo ou albinismo, basta olhar para cor dos olhos do animal. Pois o leão que tem albinismo possui os olhos de cor vermelho, diferente do leão que possui leucismo que apresenta olhos azuis ou dourados.

Mito/ Religião

Antigamente, na África do Sul, as pessoas acreditavam que o leão branco era sinal de prosperidade e abundância. Os mesmos prestavam reverências aos leões. E outro mito contado ainda neste país é que, certa vez, caiu um asteroide por lá  e uma mulher  foi vista entrando dentro dele e depois de alguns dias a mesma saiu da pedra em forma de uma leoa branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.