Lei que protege os idosos

Segundo a constituição de normas brasileiras a lei que protege o idoso é a seguinte:  Lei nº 10.741. Ela foi sancionada no dia  1º de outubro de 2003. Ela assegura com que o idoso que tenha 60 anos ou que possua a idade superior a essa, não sofra  nenhum tipo de violência ( morte, dano, sofrimento físico ou psicológico). Então é sempre bom pensar duas vezes antes de agredir alguém dessa idade, apesar dele ter feito o mau. Pois a justiça pode ficar do lado dele e não do seu.

Para aqueles espertinhos que acham que nunca vão ser pegos, fiquem bem atentos. Pois a lei é regida da seguinte maneira: Pode ser preso ou condenado a alguma multa ou prestação de serviço, aquele que machucar de alguma forma o idoso, esta ambos dentro de algum órgão público ou privado. Então não existe mais aquela conversa de essa é uma propriedade privada ou de ele desrespeito um servidor público. A lei sempre estará defendendo aquele que possuir a maior idade.

São inúmeros os direitos dos idosos, porém os mais revindicados, entre eles são os seguintes:

  • Idosos11Expor a sua opinião e expressão
  • Participar da sua crença e culto religioso
  • De prática de esportes e ter diversão
  • De participar da vida familiar e da comunidade
  • De participar da vida política, dentro das normas da lei
  • E de buscar refúgio, auxílio e orientação

Não somente no Brasil, mas no mundo todo crianças, adolescentes e idosos, sofrem maus tratos o tempo inteiro. As vezes os adultos esquecem que um dia já foram criança e que um dia irão passar pela fase da velhice, enfim, que eles também serão idosos um dia. E acabam mau tratando essas pessoas, que não conseguem mais se defender sozinhas, que necessitam de ajuda para quase tudo. E um verdadeiro descaso ver famílias abandonando os patriarcas da família em um asilo, somente porque ele está velho é inútil. Doí em qualquer ser humano, ter que presenciar uma cena de humilhação ao idoso. As pessoas deveriam se lembrar que um dia eles vão estar ali e também vão precisar de ajuda. Mas que talvez, quem estiver próximo se lembre das cenas que ele cometeu e acabe pensando como ele. Daí então, eles vão saber na pele de verdade o quão ruim é precisar de ajuda, de verdade e não ter ou então ser esquecida, mau tratada.

Reveja os seus conceitos. Não deixe que o medo ou a vergonha impeça que você cuide do próximo, que um dia já fez de tudo por você. E mesmo que ele não tenha feito, mostre a ele, mesmo que seja no final de sua vida. Que existe solidariedade e compaixão para com o próximo e que você é capaz de distribui-las. Ou caso você saiba de alguém que sofra algo do gênero, denuncie. Faça parte dessa luta você também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.