Lençois maranhenses melhor época

Vamos dizer primeiro quando não ir aos lençóis maranhenses. As lagoas secam no início de Janeiro.  A única lagoa que fica cheia é a lagoa dos peixes. Então nada de pegar a mochila e querer viajar para lá nessa época. Elas só voltam a  ficar cheias no início de maio. Então já estamos em uma época boa de se visitar as lindas e exóticas lagoas, que o lençóis maranhenses, tem a oferecer. Ainda mais porque elas tornam a secar  em setembro.

Nas últimas semanas do mês de julho, acontece uma vaquejada, que conta com shows folclóricos. E caso queira conhecer vários estrangeiros, pegue sua mala e compre sua passagem, para o mês de agosto, pois é nesse mês que os estrangeiros desembarcam em peso, no Maranhão.

Para viajar, para lá, tem que ter um bom preparo físico e gostar de caminhar, pois as caminhadas são longas e com o sol muito forte. Para todo passeio feito em dia de sol é recomendado, que os turistas ou visitantes levem: protetor solar, óculos escuros, água, chapéu ou boné. No decorrer do percurso, pode-se encontrar lagoas e passar a noite em vilarejos, onde a maioria dos pescadores moram. A caminhada só deve ser feita com o acompanhamento de um guia, que é, para que não correr o risco de si perder.

Para que não se perca em meio a eles, é preciso que se contrate um guia turístico.
Ele recebeu esse nome, pelo fato de provocar a sensação de se ver vários lençóis pendurados no varal.
Foto Divulgação
Fonte: http://elblogdebronte.blogspot.com.br/2012/02/lencois-maranhenses.html

O Parque mais procurado pelos turistas é o Barreirinhas  que é onde fica: os resorts,  pousadas e as agências que organizam os passeios. Mas caso prefira outra opção, pode estar indo nos vilarejos Atins e Caburé, que podem te levar, para passeios de barco, no lindo Rio Preguiças. Onde também fica situado ao leste do Parque Nacional do Maranhão.  Durante este clássico passeio de barco é possível ver o Farol Preguiças, que tem 35 metros de altura.

O acesso desses parques, lagoas e dunas, são feitos por veículos 4 X  4, que podem ser encontrado para aluguel nas agências de região. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é tão belo, que ganhou cinco estrelas, do Guia Quatro Rodas, porém o feito não aconteceu devido somente a isso. Ele também ganhou as estrelas, devido possuir uma formação natural única, que é considerada muito rara. As dunas podem ter até cerca de 40 metros de altura e as mesmas avançam 50 km para dentro do continente.

As lagoas tendem a ficar cheias após o período de chuva.
Parece o deserto, porém possui água e o seu clima não é tão variável durante o dia.
Foto Divulgação
Fonte: http://adf.ly/4752814/int/http://tourism-images.blogspot.com.br/2012/08/lencois-maranhenses-national-park.html
As lagoas tendem a ficar cheias após o período de chuva.
Parece o deserto, porém possui água e o seu clima não é tão variável durante o dia.
Foto Divulgação
Fonte: http://adf.ly/4752814/int/http://tourism-images.blogspot.com.br/2012/08/lencois-maranhenses-national-park.html

Para chegar até lá, deve-se pegar um ônibus. Uma agência que é bastante indicada é a Cisne Branco. Ela sai de São Luís para Barreirinhas, em quatro horários, que são os seguintes: (6h, 8h45, 14h e 19h30). O valor de sua passagem está entorno de R$28.

Ao chegar em Barreirinhas, a pessoa tem diversas opções de locomoção e com preços acessíveis e o turista pode se hospedar em: hotéis, pousadas, flats e outros. Além de Barreirinha dá para ir em: Atins, Caburé e Santo Antônio do Maranhão.

Dicas

. Para quem, quer passar pelos locais menos frequentados, invista no vilarejo de Atins. Ele fica na entrada leste do parque. Ali, poderá encontrar as lagoas Verdes e do Mário. É o melhor lugar para se fazer o passeio de barco pelo rio Preguiças.

. Barreirinhas, possui as lagoas mais famosas, a Azul e Bonita. São ótimos os passeios no fim da tarde, pois pode proporcionar quem estiver ali, um lindo pôr do sol.

. Agora o local onde possui as lagoas mais bonitas é Santo Antônio do Maranhão. Ele abriga as lagoas: Gaivota e Betânia. Mas atenção, a trilha da mesma, só deve ser feita se estiver com um guia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.