Leptospirose transmissão tratamento e prevenção

A leptospirose nada mais é do que uma doença infecciosa, causada por uma bactéria que denominou o seu nome, a Leptospira. Ela pode estar sendo encontrada na urina dos ratos e dos outros animais e meio mais fácil de contagio dessa doença e por meio das enchentes. Porém não é somente um animal desse gênero que pode estar transmitindo essa bactéria, os bois, porcos e cachorros, também podem ser contagiados por ela e repassa- lá. Então dodo cuidado é pouco quando se trata dessa doença, pois ela pode ser pega pelo próprio animal de estimação que tanto é querido e bem protegido.

Lembra que os avos ou até mesmo os seus pais, sempre proibiram você de tomar banho de chuva? Pois é, eles sempre tiveram um bom motivo para não deixar com que fizessem isso. Quanto menos se espera, a rua está sendo lavada e arrastando tudo que vê pela frente. E junto com ela está as fezes e as urinas de diversos tipos de animais, que podem estar causando essas e outras doenças. Então o primeiro passo para se evitar ela é simples, basta evitar andar nas correntezas ou em qualquer local que seja, quando estiver chovendo, pois todo aquele lixo e bactérias podem entrar dentro de seu organismo e te deixar doente.

Os sintomas que ela pode causar, vai lhe confundir bastante, pois alguns são bastante comuns e pode ser associados a doenças como a dengue e uma simples gripe, porém já tem outros sintomas que são mais fortes e pode ser a peça chave, para desencadear todo o processo. O seu diagnóstico pode estar sendo realizado por meio de exames sorológicos. Os seus principais sintomas podem ser:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor por todo o corpo (principalmente nas panturrilhas)
  • Vômito
  • Diarreia
  • Tosse
  • Os olhos e a pele de pigmentação amarela
  • Hemorragia
  • E em alguns casos ainda pode ocorrer do portador acabar desenvolvendo outros tipos de doenças, como as seguintes :Meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória.

Após identificada a bactéria é chegada o momento do tratamento.  Lembre- se que o quanto antes for descoberta, mais rápido será inciado o tratamento. É isso é essencial, pois ela pode se desenvolver e levar o portador a morte. Então assim que perceber os primeiros sintomas e tiver entrado em contato com algum tipo de água que possa estar contaminada, corra para o pronto socorro. Então ele vai estar sendo realizado por meio de antibióticos, tais como a penicilina. Veja a seguir, dicas de como se prevenir da leptospirose.

Dicas

É preciso que tomem diversos cuidados e tais, podem ser bons não somente para a saúde, mas para o planeta também. O primeiro passo para evitar ela é cuidando do saneamento básico, tais como: abastecimento de água, o lixo e também o esgoto. Cuidados básicos como esse podem estar fazendo toda a diferença em quase todos os sentidos, mesmo você sendo um entre um milhão. Outra coisa que pode estar se fazendo é: lavar bem todos os alimentos, nunca comer carnes em ponto de cruas. Lave sempre todos os alimentos e os cozinhe super bem, para que não fique nenhuma bactéria presente nele.

Já tem bastante tempo que existe a vacina para os animais, contra ela. Então caso possua algum animal domestico ou até mesmo em sítios ou fazendas, vá até a agro. veterinária mais próxima é compre a vacina. Aplique em seu animal é certifique- se que ao menos ele, não irá passar para você, sua família, amigos ou quem estiver passando por perto. Ela é uma doença que só vai ser pega, se a pessoa não tomar cuidado e se todos fizerem a sua parte, então mãos as obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.