Brasil Blogado » Variados » Limpeza de Dutos de Ar

Limpeza de Dutos de Ar

saiba neste artigo como é realizada a limpeza em dutos de ar-condicionado. Mais informações sobre o assunto você acompanha no decorrer da matéria.

     

ar-condicionado para dutos é um sistema indicado para ambientes de carga térmica elevada ou para ajudar a climatizar diversos ambientes que necessitam de uma melhor distribuição do ar. Assim como qualquer produto ele tem suas vantagens e desvantagens. Acompanhe a seguir quais são elas.

Vantagens e Desvantagens

. Vantagens:

* Atende vários ambientes simultaneamente quando necessário;

*  Não comprometer a estética do ambiente na maioria das vezes pelo fato de ser quase imperceptível;

* Por possuir uma melhor distribuição do ar;

. Desvantagens:

* O sistema de ar-condicionado é considerado um meio poluente e destas aparelhos muitas pessoas sofrem de problemas respiratórios;

*  Possui maior custo de aquisição, operação e manutenção;

* Por ser um aparelho necessário é preciso ter um planejamento de construção onde será encaixado. Ou seja, é preciso que o teto tenha espaço o suficiente para ser trabalhado;

* Pelo fato da limpeza ser difícil,  limitada;

Previna-se contra de mais tipos de doenças respiratórias.

A limpeza dos dutos de ar podem ser realizadas por alguma empresa especializada
(Foto:Divulgação)

Funcionamento do duto

O funcionamento para os dutos do ar-condicionado funciona da seguinte maneira:

Primeiro o aparelho capta, filtra e joga o ar no ambiente. Sendo que o resfriamento é feito por meio de serpentinas que contém gás refrigerante. E em meio a esse processo o ar é desumidificado e, para que o ar refrigerado chegue em seu destino, ele é ser jogado nos dutos de ventilação por meio de um centrifugador de alta pressão.

Atenção: O duto em si pode possuir vários tipos de saída de ventilação e para algumas empresas basta apenas limpa-las, que esta tudo certo, porém não é bem assim, pois tudo que se é retirado por meio do ar condicionado, toda purificação que é feita por meio dele, esta presa ali, dentro dos dutos. E o que  tem de ruim nisso, é que e por ali, que todo o ar já condicionado ou não, passa, então, logo toda aquela sujeira acumulada, seja por meio da purificação ou de dias, vai acabar provocando o mau estabelecimento da saúde, de quem estiver por perto do mesmo.

Limpeza do duto

E importante limpar os dutos de  ar, pois em seu interior há um acumulo de diversos tipos de bactérias, vírus e fungos como fuligem, pó, pelo, pólen, amianto, fumaça de óleo, ácaros, alcatrão e outras.

No caso dos equipamentos se encontram em condições precárias o indicado é limpa-lo periodicamente, porém a frequência de limpeza do duto é dado por lei estadual ( verifique a de seu estado). Além disso, é necessário que haja uma inspeção, o mesmo deve ser realizada a cada seis meses e que deve estar de acordo com a resolução 09 da ANVISA.

O modo realizado para  fazer a limpeza é simples, basta contratar uma empresa que atue no ramo e pedir que o serviço seja feito. A limpeza poderá ser realizado por meio de vários equipamentos, isso irá variar de organização para organização, porém a mais comum entre todas é feita com sonda, que possui o tipo 1 que tem a cabeça fixa e o tipo 2 que há uma cabeça rotativa, funcionando de maneira diferente.

Enfim, para que aconteça a limpeza do duto, não é necessário que o local esteja vazio. Caso a limpeza seja realizado em uma empresa os funcionários podem trabalhar normalmente. Além disso, o ar-condicionado pode ser utilizado normalmente.

O valor da limpeza irá depender do tamanho e do tipo de duto. Para saber ao certo o valor a ser pago nessas ocasiões, é preciso fazer um orçamento com a empresa contratada.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?