Magnetoterapia: benefícios, como funciona e contra indicação

A Magnetoterapia nada mais é do que uma técnica utilizada em reabilitações para fazer com que os pacientes sintam ao menos um alívio da dor que estão sentindo. Ela também ajuda bastante no aceleramento de processos de fraturas e lesões, que estejam envolvidas ao organismo, ficando assim frente a inúmeras patologias.

O seu ponto de partida principal, sempre será o magnetismo. No caso a propriedade que o compõe, as substâncias metálicas. Essas substâncias vão ser eficazes, devido as baixas frequências que vão estar sendo utilizadas. Elas vão atingir as estruturas celulares, exponenciando assim a recuperação das inúmeras condições fisiológicas, desde que estejam voltadas para o equilíbrio. Podendo assim, se destacar, nos seguintes campos da área medicinal:

magnoterapia02

  • Ortopedia
  • Traumatologia
  • Medicina Desportiva
  • Reumatologia
  • E em alguns casos, até mesmo na medicina em geral.

Ela é feita bastante rápida, no tanto que cada seção pode estar demorando em aproximadamente, cerca de 25 minutos. E a sua aplicação é bem simples, basta com que o paciente deite na maca, para que se inicie a aplicação por meio de equipamentos. E tal terapia pode ter duas maneiras de ser aplicada: a solenoide que é feito por meio de magnetos, que produz um campo médico, quando se é ligado a corrente elétrica e a outra por meio de contato. Porém a mais utilizada é a solenoide, pelo simples fato dela ser mais abrangente e ter um potencial terapêutico, maior do que o da outra.

Enfim, ela é uma forma de fisioterapia, não muito invasiva, que nem as de mais. E além de ajudar na parte da estrutura, ela ainda pode estar sendo utilizada em ações como: anti-inflamatório, antiedematosa, antálgica e o melhor de tudo é que ela não possui efeitos colaterais. E fora isso, ela ainda pode estar trazendo consigo várias vantagens, que podem estar sendo associadas a seguintes, coisas:

> magnoterapia01A paciente que optar por ela não irá sentir dor e muito menos terá a sua privacidade invadida.

> Reduz em aproximadamente 50% do tempo de recuperação de uma fratura.

> Ajuda na nutrição e oxigenação dos tecidos.

> Atrasa o diminuição de densidade óssea.

> Estimula o processo das células e também as regenera.

> E também estimula a  reabsorção dos edemas e melhora o fluxo capilar.

Porém assim, como qualquer outra terapia ou remédio ela também possui suas contra indicações. As mulheres que estão passando pelo período de gestação, jovens que possuam diabete, pacientes que possuam aparelhos ou implantes metálicos na zona do tratamento, ou ainda, que tenham, tuberculose, neoplasia e pacemaker, não podem estar a fazendo. Então antes de iniciar quaisquer tipo de terapia, converse bem com um médico de sua confiança, para que não haja maiores complicações depois.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.