Mamíferos que botam ovo

 Fique atento aos ornitorrincos e equidna-de-focinho-curto, estes são mamíferos e botam ovos.

Ornitorrinco

Pode parecer estranho ler isso, mas o mamífero também bota ovos. Apesar de ovíparo, o ornitorrinco possui glândulas mamarias, é uma animal de sangue quente, sendo considerado um animal endotérmico.

Reprodução

A fêmea só pode reproduzir quatro anos após o seu nascimento e quando ela está pronta deve esperar a época de acasalamento, que acontece em meados de junho/outubro. Quando a fêmea é fecundada ela cava um túnel de aproximadamente 30 metros e após certo período ela deposita seus ovos.

Feito isso, ela fecha o túnel e permanece ali no local por cerca de dez dias chocando um ou dois ovos. Depois desse período, nascem os filhotes, porém muito desprotegidos, então elas os amamentam por cerca de quatro meses e depois os leva para á superfície pela primeira vez.

Esse animal é um mamífero ovíparo.
O ornitorrinco, apesar de ovíparo, possui glândulas mamárias.

(Foto Divulgação)

Principais Características 

O ornitorrinco tem um bico que se parece com o bico do pato, seu corpo tem o formato ariranha e a sua cauda é semelhante a de um castor. E apesar de tantas características, semelhanças com outros animais, ele não é parente de nenhum destes.

É também um animal carnívoro e sua presa principal é o yabby ( espécie de lagosta australiana). Tem seu habitat dividido entre a terra e a água.  Apesar de ter a semelhança de um animal aquático, o ornitorrinco só consegue ficar dois minutos submerso.  Mas tirando isso, sua anatomia é quase completa em se tratando de usar o corpo na água. Os dedos possuem membranas que o ajudam a se locomover embaixo da água. Em seu nariz há tampinhas que fecham por pouco tempo para evitar a entrada de água.

E apesar de gostar da água ele vive em tocas. O seu bico, apesar de parecer ser duro,  é constituído de um couro mole e sensível.

E algo que diferencia a fêmea do macho é o arpão que possui abaixo do tornozelo e possui uma substância tóxica que pode matar um coelho ou algo do gênero. Em um ser humano, o individuo apenas sentirá muita dor, além de uma ferida no local.

EQUIDNA

Esse animal possui diversas semelhanças com o ornitorrinco, mas não é tão semelhante assim. O equidna também bota ovos, escava a terra. Só que, ao contrário do ornitorrinco fêmea, o equidna fêmea bota somente um único ovo por vez.  Além disso, o buraco em que a fêmea esconde  seus ovos, é de uma terra mais dura. O seu alimento não é aquático e sim terrestre.  Consiste mais em formigas.

Note, como ela possui o corpo de um porco espinho e rosto de tamanduá.
Equidna (Foto Divulgação)

Principais Características

Fisicamente, ele é mais parecido com o porco-espinho, tendo seu corpo coberto por espinhos, que também são utilizados para se defender dos predadores.

Sua característica também é semelhante ao dos marsupiais, quando chega a época de reprodução a fêmea bota o ovo minúsculo, dentro de uma bolsa alojada em seu abdômen deixando-o ali por cerca de dez dias. Passado esse período, quando o filhote nasce, ele continua dentro dessa bolsa por mais de sete semanas. É o tempo necessário  para que os espinhos comecem a ficar resistentes.

Veja como ela fica, quando esta começando a compor os seus primeiros espinhos.
Equidna filhote. (Foto Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.