Brasil Blogado » Emprego » Marinha do Brasil cargos femininos

Marinha do Brasil cargos femininos

Saiba, através deste artigo, quais são os cargos exercidos pelas mulheres dentro do Corpo da Marinha do Brasil. Mais informações sobre como se alistar na Marinha e história, está tudo expresso aqui. Acompanhe!

     

Na maioria das vezes vimos mais homens fardados propagando a ordem para o nosso país, seja por terra, água ou mar. Mas entre eles também há mulheres que se destacam. Para quem não sabe, o ingresso da Mulher na Marinha ocorreu por intermédio da lei 6807 de 07/07/1980 e esta lei foi regulamentada pelo decreto 85238 de 07/10/80.

Na época o Ministro da Marinha era o Almirante-de-Esquadra, Maximiano da Silva Fonseca, defensor de que o mesmo cargo deveria ser ocupado por todos sem distinção. Desde então o serviço prestado pelas mulheres vem sendo de grande valia e marcante.  Atualmente mulheres da marinha ocupam as seguintes áreas como Praças ou Oficiais:

* Medicina, enfermagem e apoio maiores na área da saúde;

* Engenharia, arquitetura, construção civil e seus meios envolvidos;

* Educação e preparação na área de:  pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, museologia, biblioteconomia, informática, economia, serviço social, psicologia, entre outras.

 Os cargos são decorrentes de mérito, por tanto elas podem chegar a ocupar cargos como de Direção e Vice-Direção. No mais, a Marinha foi a pioneira entre as Forças a admitir mulheres em um dos postos mais altos da hierarquia militar na história do Brasil.

Caso veja uma mulher de farda, a cumprimente pelo seu mérito, pois não é fácil conseguir chegar até lá.

 A mulher também possui a capacidade de dominar a arte que lhe for dada.
(Foto Divulgação)
Fonte: http://gabaritocursos.com.br/escola-naval-se-prepara-para-receber-mulheres/

História: no ano de 2012, por meio de Decreto Presidencial, a Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes, foi promovida ao Posto de Contra-Almirante. Ela pertenceu à primeira turma de mulheres que ingressaram no Corpo Auxiliar Feminino da Reserva, em 1981, como médica na especialidade de anestesiologia.

Como ingressar

Para ingressar na Marinha do Brasil, é necessário participar dos processos seletivos e estar dentro das formações de ensino médio, curso técnico em uma das áreas de interesse da Marinha do Brasil ou curso superior, relativo à profissão no qual deseja concorrer para ingresso nos Quadros de Oficiais, isso incluindo: o Quadro Complementar de Intendentes, Quadro Técnico, Quadro de Médicos, Quadro de Cirurgiões-Dentistas, Quadro de Apoio à Saúde, Corpo de Engenheiros e outros.

Dentro do processo seletivo, o componente apresentado pode estar passando por provas mentais e físicas e também, sobre a área que se inscreveu. Por tanto é necessário o estudo e a aptidão no que se deseja ingressar. Fora isso, é preciso manter-se com força e determinação, mediante aos planos de provas físicas, que não são fáceis de serem executadas.

Observação: a escola naval mais antiga do Brasil só veio admitir mulheres para o curso de ensino superior a partir do ano de 2014. Por tanto, pode-se dizer que a luta delas ainda não acabou, está apenas começando.

Fonte:www.marinha.mil.br/mulher-na-marinha

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?