Brasil Blogado » Escolar » Meio ambiente água

Meio ambiente água

A água é considerada um dos elementos mais importantes para a vida humana e o meio ambiente, porém sua concentração vem se fazendo cada vez menor no mundo. Confira neste artigo um resumo completo sobre esse assunto!

     

Ao observar o globo terrestre, é possível ver que quase toda a sua complexidade se da na cor azul, que simboliza a água do planeta, elemento considerado essencial à vida, desenvolvimento, crescimento, reprodução, manutenção e sobrevivência de todos os seres vivos e também o meio ambiente.

Esse composto químico é formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (fórmula química→H2O), mas também pode ser encontrado juntamente a um conjunto de substâncias, como os sais minerais, existentes em grandes quantidades na águas águas do mar .

Estima-se que 3/4 da Terra seja recoberta por água, onde sua distribuição se dá entre:

» Oceanos: ≅ 97,2%.
» Geleiras e calotas de gelo: ≅ 2,15%.
» Água presente no subsolo: ≅ 0,62%.
» Águas da superfície (biomassa, lagos e rios): ≅ 0,029%.
» Água presente na atmosfera: ≅ 0,001%.

A estrutura da água é pura, não possui cheiro e nem cor. Quando é colocada a altas temperaturas para ferver, pode chegar a atingir 100 °C, estando ao nível do mar, e também ser transformada em gelo, quando sua temperatura é encontrada à menos de 0 °C (chamado de estado de solidificação).

Meio ambiente água

Água potável.
(Foto: Reprodução)

Pesquisas revelam que apenas 2,5% de toda a água do planeta é doce, sendo adequada para o consumo humano e sua utilização. O Brasil é considerado como um dos países mais privilegiados do mundo, pois detém aproximadamente 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul, além de possuir o maior rio do globo terrestre, o rio Amazonas.

O clima tropical, subtropical e equatorial brasileiro proporcionam elevados índices pluviométricos, mas mesmo com essas características e volumes, vem passando por uma difícil fase de escassez em relação a sua água potável, que se faz quase inexistente em algumas de suas regiões.

As principais causas desse transtorno são:

» Irregularidade de distribuição (cerca de 72% dos mananciais estão presentes na região amazônica, 27% na região Centro-Sul e apenas 1% na região Nordeste do país);
» Falta de saneamento básico nas residências e estabelecimentos;
» Mau uso dos recursos hídricos;
» Falta de modelos modernos de gerenciamento econômico;
» Contaminação dos rios e lençóis freáticos;
» Poluição dos lagos, rios, mar, entre outros;

Para tentar conter o desperdício de água, que se faz como um dos principais maus usos dos recursos hídricos praticados pelo homem, algumas soluções vem sendo trabalhadas e implantadas, não somente no Brasil, mas em todo o mundo, sendo elas:

» Reduzir o consumo doméstico de água potável;
» Acabar com o pinga-pinga das torneiras;
» Reaproveitar o papel;
» Fechar a torneira enquanto escova os dentes;
» Desligar o chuveiro ao ensaboar e ao lavar os cabelos;
» Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água;
» Não lavar as calçadas utilizando água potável;
» Aproveitar as águas da chuva (lembre-se de armazená-las corretamente);
» Agir como consumidores conscientes;
» Optar pelo consumo de produtos biodegradáveis;
» Preferir usar baldes na lavagem de carros, ao invés de mangueiras;

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?