Melasmas na gestação

Durante a gestação o organismo da mulher esta em constante mudança, e uma delas é a alteração hormonal que por sua vez acaba provocando inúmeros problemas, mas em principal uma hiperpigmentação na pele. Ou seja o índice de estrogêneo fica alto e a sensibilidade a luz solar aumenta, fazendo assim com que surjam as manchas chamadas de melasmas ou cloasmas.

Essas manchas são de cor marrons e normalmente costumam aparecer nas seguintes regiões:(bochechas, testa, nariz e lábio superior), colo e braços. Na barriga pode ser que apareça também, e se por acaso acontecer, elas vão ser uma lista marcada que vai se estender do umbigo em direção a área pubiana, normalmente quase todas as mulheres a possui. No mais o principal fator que provoca o surgimentos dessas manchas é a exposição solar, porém a predisposição genética e as alterações hormonais também contribuem.

Se previna.
Créditos da Imagem: http://www.forflawlessskin.com/skincare-problems/hyperpigmentation/hyperpigmentation-101-what-it-is-and-how-to-treat-it

Por isso que não tem como prever se todas as mulheres vão ter ou não as manchas durante a gestação. Todavia é melhor reforçar a prevenção e cuidados desde o início, ou seja, antes mesmo da gravidez. E para isso é pedido que se use o filtro solar todos os dias, mesmo em períodos em que o clima seja de chuva ou esteja nublado, pois o que faz com que a pele sofra não é a claridade mas sim os raios solares que em momento algum deixam de estar presente.

Como elimina-lá

Para elimina-lá e preciso procurar auxílio médico dermatológico, para que ele faça uma analise e veja a profundidade em que a mancha se encontra, pois quando a pigmentação atinge a derme, fica difícil de corrigir o problema.  Todavia se a pigmentação estiver restrita à epiderme, que por sua vez é a camada mais superficial da pele, o tratamento ainda é possível. E para trata-lá e preciso seguir as ordens médicas a risca.

Ah, mas eu estou grávida, não posso utilizar ácido. Isso é mito! No momento do tratamento o médico irá passar um ácido a base de glicólico, ceramidas 3B e protetor solar, que são substâncias fracas. Daí a mulher-gestante o utiliza sob recomendações e só passa para uma fórmula mais avançada a partir do momento em que ela realizar o desmame. E quando isso acontece os tratamentos mais indicados, são os seguintes: peelings suaves à base de ácido retinóico, kójico, fídico, licorice, arbutin e hidroquinona. Contudo o resultado pode começar aparecer no prazo de 15 a 30 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.