Melhor forma de congelar alimentos

Com a correria do dia a dia é quase impossível fazer uma alimentação de boa qualidade e isso acaba fazendo com que boa parte das compras realizadas para semana estrague. Para que isso não venha acontecer, preparamos meios corretos que se devem ser utilizados para se congelar cada tipo de alimento, fazendo assim a durabilidade dos mesmos ser maior. Acompanhe!

Congelamento passo-a-passo

A primeira coisa a se fazer é separar bem os alimentos que deseja congelar e verificar a qualidade deles. Logo depois realize o procedimento pedido por cada um. Eles devem ser guardados dentro de um saco plástico sem ar e colocados no freezer com a temperatura de aproximadamente 18°C.

Dica: Coloque uma etiqueta de identificação em cada saquinho, assim encontrará com maior facilidade o que deseja.

Tipos de Congelamento

» Frutas: devem ser limpas e os caroços retirados. Quando congeladas só devem ser consumidas quando levadas ao preparo de bolos, tortas, vitaminas, sucos, entre outros.

» Hortaliças: para que sejam congeladas é necessário que se realize o processo de branqueamento, lavando-as bem, logo após passe pelo processo de submersão, ou seja, as coloque em água quente e rapidamente as retire e passe para geladeira, assim ocorrerá um choque térmico e o processo de cozimento. Feito isso é só retirar bem a água presente e colocá-la dentro do saco plástico.

Alimentos congelados precisam ser armazenados de forma correta.
Alimento congelado.
(Foto: Reprodução)

» Carnes: devem ser limpas e partes como gordura excedentes devem ser retiradas. Depois é só congelar a quantidade que for consumir durante a semana.

Observação: Existem alguns alimentos, como ovos com casca, maionese, chantilly, iogurte, folhas, pudins, batata, pepino, salsão, creme de leite e queijo cremoso que não devem ser congelados.

Descongelamento

Para realizar o processo de descongelamento, basta deixar o alimento na parte debaixo do refrigerador ou retirar a quantidade necessária de dentro do saquinho e esquenta-la no microondas ou forno. Ainda é possível deixá-lo em temperatura ambiente por cerca de até quatro horas no máximo, mantendo-o sempre dentro da embalagem adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.