Menstruação Atrasou

O ciclo menstrual da mulher é sempre tema de bastante discussão, mesmo porque este processo marca o início da fase em que o corpo feminino já está se preparando para a possibilidade de se receber um óvulo fecundado, ou seja, indica que há existência da fertilidade. Esse período também é marcado por inúmeras questões, desde a quantidade e duração do fluxo, coloração, sintomas como as cólicas, entre outras dúvidas.

Todos os meses o fluxo desce respeitando uma data que possivelmente se iguala a cada período. Para se ter controle sobre a data correta em que a menstruação irá descer, a mulher precisa fazer uma tabela marcando o dia em que veio, quantos dias ficou e o respectivo que acabou o fluxo. Quando a mulher já possui ativa o ato de relações íntimas, essa tabela é muito importante, até mesmo para ajudar no controle dos dias férteis.

menstruação atrasada
Sabia que o alto gasto energético provocado pelo excesso de exercícios também pode atrasar a menstruação ?!

Quando a menstruação se atrasa é necessário avaliar a condição de cada mulher para que se tenha uma conclusão mais sucinta, pois existem diversos fatores que causariam esse retardamento do fluxo. O primeiro indício é saber se houve relação íntima sem proteção, se houver acontecido pode ser que o atraso seja proveniente de uma gravidez, mas o ideal é aguardar cerca de 7 dias para realizar o exame no laboratório.

Outra possibilidade que causaria o atraso da menstruação são as mudanças de hormônios que acometem com maior frequência as adolescentes. O ciclos são irregulares, e somente após um determinado período que acabam se regularizando. Ovários com cistos também provocam distúrbios no ciclo menstrual, seja o atraso ou adiantamento, e a diminuição ou aumento do fluxo.

Doenças do trato genital que afetam o ovário ou o útero podem desencadear esse problema na menstruação. O stress, o excesso de exercícios físicos e a alimentação incorreta são fortes fatores causantes do atraso menstrual. Portanto, ao surgir qualquer desordem, a mulher precisa se consultar com o médico ginecologista, para que seja identificado a causa e o possível tratamento de forma mais rápida possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.