Mofo em roupas brancas como tirar

Quando chega o período de chuvas constantes, é comum que apareçam mofos pela casa, resultado do excesso de umidade provocada pelo clima, mas também podem surgir por causa da maresia e até mesmo os vapores do chuveiro. Se alojam em paredes, móveis e também nas roupas, deixando alguns pontinhos pretos e um cheiro bastante desagradável.

roupa mofada
Roupa mofada faz mal para a saúde.

Se acomodar roupas sujas ou limpas ainda úmidas em cestos e armários, também pode criar mofo e bolor. O estado mais incômodo é o mofo nas roupas, pois uma vez repletas desses fungos, é preciso lavar todas as peças, pois além de fazer mal para a saúde, na maioria dos casos, também ficam com cheiro muito desagradável. As roupas ainda correm o risco de ficarem manchadas se não forem tratadas logo.

No caso de roupa claras, e ainda mais arriscado a possibilidade de manchas, por isso devem ser imediatamente tratadas. O método para retirar o mofo é praticamente o mesmo para todos os tipos de roupas, sejam elas coloridas ou não. Em primeiro lugar deve-se lavar normalmente as roupas, antes é precisa umedecê-las e quando secar verificar se as manchas de mofo saíram.

Se não sair na lavagem, há outra dica eficiente, cobrir a mancha de mofo com uma pasta feita a base de alvejante, gotas de amônia e água. Deixe curtir na roupa por cerca de 15 a 30 minutos. Se não possuir os ingredientes, pode utilizar uma xícara de álcool sobre a mancha, em seguida esfregue bem até sair o mofo. Só deve ter cuidado para não exagerar na esfregação e estragar o tecido da roupa.

retirando mofo
Dica: Aconselha de vez em quando retirar as roupas do armário ou deixar as portas abertas durante o dia para que fique mais arejado e possa pegar um pouco de luz solar, isso evita o surgimento de mofos e bolor.

Se houver mofo em toda a peça de roupa e a mesma é de branca, será preciso fazer outra receita para a retirada. Ferver a roupa em água adicionada de 2 colheres de bicarbonato de sódio, para cerca de 1 litro de água. É preciso testar partes da roupa porque alguns tecidos não suportam serem condicionados a altas temperaturas, correm o risco de serem danificados.

Alguns alvejantes seguros também garantem a retirada d e mofo, mas somente coloque em cima da mancha e dê preferência para as peça brancas e deixe que o produto reaja . Outra dica e colocar ferver peça manchadas na panela com sabão em pó, água e alvejante, basta só mexer. Nesse caso pode utilizar em roupas escuras e coloridas. Lembrando que é sempre bom optar por produtos de lavagem de boa qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.