Brasil Blogado » Escolar » Monocromia e policromia resumo

Monocromia e policromia resumo

Neste artigo você terá uma breve explicação sobre monocromia e policromia, também esclarecerá dúvidas sobre estas particularidades.

     

As cores possuem várias divisões e subdivisões, que as classificam de acordo com suas características gerais e singulares. Dois termos bastante utilizados no ramo artístico para a definição dessas tonalidades são a monocromia e a policromia.

Monocromia

Se trata de uma uma pintura que possui várias tonalidades de uma única cor. Esse processo harmônico é caracterizado pela adição gradativa de preto ou branco em uma determinada cor, seja ela primária, secundária ou terciária.

Mono = uma

Cromia = cor

Escala monocromática

Corresponde a gradação de uma cor, podendo ser uma:

  • » Escala de valor: cor misturada com preto, tonalidades mais escuras;
  • » Escala de intensidade: cor misturada com branco, tonalidades mais claras.

Observação:

» Todas as cores poderão receber influências, sejam elas dos reflexos, intensidade da luz ou de nossa retina;

» Existe uma grande variedade de tons e matizes em uma mesma cor.

Exemplos

Policromia

São as artes feitas com várias cores e tonalidades. Normalmente esses trabalhos são compostos com a combinação de três cores primárias e o preto é utilizado para dar realce aos contrastes.

Poli = muitas

Cromia = cores

Para que essas pinturas fiquem harmoniosas, alguns critérios são utilizados por profissionais e amadores para que a arte demonstre uma sensação agradável ao ser vista, fazendo assim com que os olhos de seus admiradores prestem atenção nos seus mais singelos detalhes.

Exemplos:

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?