Brasil Blogado » Pontos Turísticos » Monumentos urbanos de Salvador

Monumentos urbanos de Salvador

Se esta indo em Salvador, mas não sabe quais monumentos urbanos visitar, confira este artigo que serve como um roteiro para que você conheça os pontos mais importantes de Salvador.

     

O Centro Histórico de Salvador é imenso e traz consigo diversas histórias e muita cultura. Acompanhe quais são.

Monumentos Urbanos

Museu Afro-Brasileiro: inaugurado no dia 07 de janeiro de 1982. É considerado uma instituição que defende, estuda e divulga tudo o que está relacionado ao tema afro-brasileiro. Para isso, ele dispõe de uma coleção de peças de origem ou inspiração africana, que estão ligados ao trabalho, tecnologia,  arte e  religiões.

O museu conta com belas peças.

Museu Afro-Brasileiro (Foto:Reprodução)

* Memorial de Medicina Brasileira: guarda a história da medicina no nosso país. Ele se encontra na Praça XV de novembro, mais precisamente na antiga Universidade de Medicina. O mesmo foi fundado no ano de 1982 e seu acervo conta com mais de 5.300.000 páginas de documentos incluindo (teses, matriculas e seus pedidos, pequisas, experiências, livros e mobílias raras).

* Catedral Basílica: já existia antes mesmo de ser nomeada. Antigamente funcionava como o colégio dos Jesuítas, mas hoje ela é considerada a mãe de todas as  igrejas da Bahia.  É neste local que o arcebispo preside os principais atos litúrgicos. Porém, o que mais chama a atenção dos turistas é a arquitetura em estilo barroco. No mais, para quem não sabe, ela foi a primeira arquidiocese do Brasil.

Antiga escola dos Jesuítas.

Catedral Basílica (Foto:Reprodução)

 

*  Igreja e Convento de São Francisco: ambos localizados no coração da cidade de Salvador. Suas  estruturas foram erguidas entre os séculos XVII e XVIII, os monumentos são de suma importância significativa para arquitetura barroca brasileira. Hoje em dia, fazem parte das Sete Maravilhas de  Origem Portuguesa no Mundo e além disso, são considerados Patrimônio da Humanidade. 

A sua fachada parece ser pobre, porém e do lado de dentro, que ela encanta seu público.

Igreja e Convento de São Francisco (Foto:Reprodução)

 

* Casa Ruy Barbosa: é museu dedicado ao jurista onde contém seus objetos pessoais e também suas publicações. Hoje em dia pertence a Associação Baiana de Impressa, é administrada pela Faculdade Ruy Barbosa.

A casa já completou o seu centenário há alguns anos.

Casa Ruy Barbosa (Foto:Reprodução)

 

*  Palácio Arquiepiscopal de Salvador ou Palácio da Sé: está localizado na praça da Sé onde também é um importante ponto de encontro de monumentos urbanos. Foi erguido no século XVIII, é considerado um dos melhores exemplos de arquitetura civil no país, isso durante o período colonial.

O palácio se situa na praça da Sé.

Palácio Arquiepiscopal de Salvador (Foto:Reprodução)

* Palácio Rio Branco: para quem não conhece, é a antiga sede do governo da Bahia. Ele está situado na Praça Tomé de Sousa, onde também está situado a prefeitura, a câmara municipal e o elevador Lacerda.

Belos monumentos urbanos.

Elevador Lacerda, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Palácio Rio Branco. (Foto:Reprodução)

Esse palácio começou a ser construído pelo governador geral do Brasil Tomé de Sousa, por volta do século  XVI, porém ele passou por diversas reformas devido ter sofrido alguns bombardeios de esquadras inimigas. O monumento só recebeu esse nome devido ao barão de Rio Branco que foi um dos maiores estadistas brasileiros.

* Solar Ferrão: é um edifício situado no Pelourinho. O monumento é um patrimônio tombado pelo IPHAN e  guarda um museu de Aberlado Rodrigues, voltado à arte sacra.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?