Noções de Recursos Humanos

Tudo aquilo que necessita de um planejamento adequado e tenha uma estrutura concreta de hierarquização necessita ter uma área de Recursos Humanos. Porém não é qualquer pessoa que entende a compreensão do dela. Para desempenhar essa função, precisa ser habilitado. E para conseguir a Habilitação é necessário que possua o curso de graduação na área.

Os Recursos Humanos é uma especialização administrativa voltada para o  setor pessoal de alguma empresa, instituição ou outro. Sua sigla de reconhecimento mundial é RH.

 

 

RH

 

Ele pode ser dividido em duas partes:

  1. Organizacionais- que será voltado para a empresa.
  2. Pessoais- que no qual vai estar voltado para os empregos.

Tem como objetivo geral, atuar estrategicamente no planejamento e desenvolvimento da organização, buscando sempre o autodesenvolvimento e o engajamento de pessoas capacitadas para desempenhar as atividades de acordo com a meta estabelecida.

 

São diversas as tarefas do profissional de Recursos Humanos, tais como:

  • RH1Definir normas voltadas para cada gestão do local e fazer com que  elas sejam seguidas por todos.
  • Recrutar pessoas capacitas para desempenhar cargos dentro da organização e conferir se o serviço está sendo de acordo com foi determinado.
  • Aplicar alternativas para assuntos que estão acontecendo dentro da organização.
  • Fazer um planejamento e aplica- lo na organização. E fazer com que todos consigam alcançar a sua meta.
  • Cuidar do ambiente onde os funcionários, clientes, patrões e outros se sintam bem e consigam ter um bom convívio.
  • Tentar manter sempre positiva a imagem de qualquer cliente, organização ou algo do gênero que envolva o seu trabalho, e dentre outras.

 

Ao realizar as funções voltadas para a busca de pessoas capacitadas, para desempenhar o trabalho desejado da organização, o gestor de RH, terá que  passar pelas seguintes atividades:

  • Recrutamento e Seleção: Ele terá que anunciar nas principais mídias o serviço e mão de obra pela qual está buscando e depois vai ter que fazer uma seleção dos mesmo e entrevista- los. Logo após terá de escolher o que está mais apto para desempenhar as funções de acordo com que a organização necessita. Tal recrutamento pode ser interno ou externo.

 

  • Treinamento: Logo após a contratação, ele terá que fazer o treinamento com o funcionário escolhido. Nesse treinamento ele terá que explicar as normas vigentes da empresa, qual o papel que ele terá que desempenhar e as metas que tem, que serem cumpridas. Para esses treinamentos a empresa pode estar aplicando curso, palestra, seminários e outros.

 

  • Fiscalização: Caso ele seja o gestor geral de RH, ele terá que estar sempre conferido todos os outros setores, para saber se tudo está ocorrendo conforme o planejado. Caso algum funcionário falte, passe mau ou aconteça quaisquer acidente, ele terá que acompanhar de perto, para relatar aos de mais setores e ao presidente da organização o que ocorreu e também para tomar alguma providência se caso necessário.

 

  • O Gestor de RH, ainda tem que cuidar dos planos de benefícios sociais; que no qual são: os legais, os obrigatórios e os espontâneos.

Enfim, todo é qualquer gestor de Rh deve ser bastante paciente, ter boa desenvoltura perante ao público, gostar de trabalhar em equipe, ter pensamentos rápidos, não temer a concorrência e nem se sentir ameaçado por nenhum de seus subordinados, ele tem que ser firme e ágil em suas decisões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.