Brasil Blogado » Escolar » O que é ecossistema

O que é ecossistema

Saiba o significado de ecossistema, a sua importância no plante e os principais componentes da cadeia alimentar. Mais informações sobre o assunto você encontra no decorrer deste artigo. Confira!

     

Ecossistema  é uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos), que podem interagir entre si formando assim um sistema estável.

Os ecossistemas são divididos em: terrestres e aquáticos. Ambos possuem o funcionamento parecido e a única diferença entre os dois é a quantidade de água entre um e outro, fazendo com que comportem formas de vida completamente diferentes apesar de poderem compartilhar ou migrar de um meio para o outro.

Curiosidade: quando os dois ecossistemas se encontram dá-se o nome de “wetlands”, termo inglês que designa “terras alagadas”. E tal fenômeno pode ser encontrado nas regiões do Pantanal Matogrossense e as regiões alagadas da Amazônia.

No mais ele representa um conjunto das condições físicas, químicas e biológicas de que depende da vida de uma espécie vegetal ou animal. E também pode ser considerado um conjunto de todos os organismos (biocenose) que povoam um determinado espaço vital (ecótopo), desde que haja a totalidade de fatores inanimados do espaço vital.

O ecossistema é o conjunto de tudo que esta presente no planeta Terra.

O ecossistema se encontra em meio a flora e fauna.
(Foto:Divulgação)

Componentes do ecossistema

O ecossistema apresenta dois componentes básicos: as comunidades vivas (biótico) e os elementos físicos e químicos do meio (abiótico).

Os bióticos são os efeitos das diversas populações de animais, plantas, bactérias e microrganismos.

Já o abióticos são os fatores externos como a água, Sol, solo, gelo, vento, etc.

 O ecossistema é subdividido em pequenas unidades bióticas conhecidas como comunidades biológicas. Tais comunidades podem ser  compostas por duas ou mais populações de espécies interdependentes, como o conjunto da flora e fauna de um lago.

Cadeia Alimentar

A cadeia alimentar é o ciclo vital que garante equilíbrio e a reprodução dos ecossistemas. E pode estar ocorrendo por meio da transferência de matéria e energia de um organismo para outro. E como sabemos, diversos seres vivos ocupam uma posição diferente dentro da cadeia alimentar.

Ela é formada por três níveis: produtor, consumidor e decompositor.

1° Produtor – Consiste nas plantas e são os únicos seres vivos capazes de fabricar seu próprio alimento por meio do procedimento chamado fotossíntese.

2° Consumidor – Ele não produz seu próprio alimento, como os animais diversos.

3° Decompositor – Este completa o ciclo vital ao decompor a matéria orgânica presente em plantas e animais mortos, transformando-se em compostos inorgânicos que alimentaram o solo.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?