O que é o BookCrossing

O BookCrossing nada mais é do que um conceito que se resume ao ato de quem gosta de ler e compartilhar a leitura com o próximo. Quem leu um livro, ao terminá-lo deixa em algum lugar para que outra pessoa o encontre e comece a ler, disseminando assim a beleza da leitura.

Para que se tenha controle desse ato, os livros devem ser cadastrados no BookCrossing, assim como o doador do mesmo. A inscrição é gratuita e o dono do livro, ou leitor, não precisa se identificar, basta criar uma conta virtual, assim terá acesso as disponibilidades oferecidas pelo grupo organizador.

Como tudo começou?

Não se sabe ao certo como tudo começou, essa ação já é praticada há anos pelo mundo todo. O que pode-se dizer sobre o assunto, é que um grupo se reuniu no ano de 2001, juntamente com o programador Ron Hornbaker e criou a instituição.

Movimento de Literatura.
Bookcrossing.
Créditos da imagem: bibliotecarescaldina.wordpress.com

No mês seguinte já havia um portal explicando como tudo funcionava e com cerca de 2,5 milhões de membros, o que acabou fazendo com que se tornasse uma comunidade que não possui limites geográficos e vem tentando conquistar o mundo todo.

BookCrossing no Brasil

A ideia chegou ao Brasil no mesmo ano (2001) em que foi criado, somente depois se alastrou. Hoje em dia está presente em todos os estados brasileiros, com cerca de 8 mil usuários cadastrados.

Além de participar do compartilhamento de livros, o país também participa de diversas palestras, seminários, eventos literários e outros, com intuito de aumentar cada vez mais a massa.

Existem cerca de 40 pontos espalhados por todo o país, para encontrá-los basta acessar  o portal e identificar o endereço de onde se encontra. Logo aparecerá na tela o ponto mais próximo ao leitor. Fácil, prático e educativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.