Brasil Blogado » Treinamento » O que é Treinamento em Coaching?

O que é Treinamento em Coaching?

Aprenda nesse artigo quais são os conceitos bases do Coaching, compreenda como esse processo funciona, saiba quais são as suas principais vantagens e porquê vem sendo tão realizado atualmente pela sociedade. Acompanhe!

     

Na visão geral da conceituação de Coaching, podemos dizer que esse processo é realizado para proporcionar potenciais que maximizem o desempenho dos indivíduos ou de uma equipe, fazendo com que adquiram várias capacidades e conceituações para alcançarem seus objetivos em um menor espaço de tempo.

O assunto trabalhado no Coaching, pode ser pessoal ou profissional, desde que seja estabelecida uma estrutura do estado atual caracterizando seus pontos chaves, que servirão de base para realizar o programa que traçará metas, desenvolvendo assim vários caminhos para que elas sejam almejadas rapidamente.

Essa metodologia foi criada sem limitações, podendo vir a atender várias ramificações da sociedade, como o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a vida pessoal ou profissional, medos, fobias, entre várias outras particularidades. O ponto que classifica esse conceito é o avanço surpreendente de cada processo executado.

Coaching: conceitos e benefícios

Treinamento em Coaching.
(Foto: Divulgação)

Para atender aos mais diversos objetivos que são procurados pelos indivíduos, o Coaching se subdivide em várias áreas de atuação, sendo as principais delas atualmente:

» Coaching Pessoal: indicado para pessoas que desejam mudar comportamentos, hábitos, estados emocionais, desenvolver habilidades, entre outros;
» Coaching de Vida: indicado para indivíduos que buscam o sucesso pessoal e profissional;
» Coaching de Negócios: indicado para empreendedores e empresários;
» Coaching Profissional: indicado para pessoas que desejam melhorar suas competências e desempenho na área profissional;
» Coaching Executivo: indicado para pessoas que exercem cargos de liderança e decisões importantes.

Como funciona?

Todo o procedimento tem início, meio e fim, onde o caso tratado é estudado, desenvolvido e praticado até chegar ao seu resultado final ou bem próximo a ele através de um plano traçado entre o coach e o cliente.

Durante todo o período do Coaching, o coach irá dar suporte ao seu cliente para que ele consiga atingir suas metas, proporcionando auxílio para que ele desenvolva suas competências, supere seus pontos fracos, explore seus talentos e crie uma relação de confiança consigo mesmo.

O Coaching pode ser realizado através de sessões semanais, quinzenais ou mensais, com apenas um inivíduo ou equipes, de acordo com a necessidade estabelecida. As principais etapas estabelecidas nesse processo são:

» Levantamento da situação atual;
» Objetivos e metas;
» Plano de ação;
» Intervenções técnicas;
» Avaliação do desenvolvimento do processo.

Por que fazer?

Muitas pessoas vem optando por participar de cursos de Coaching para que se aprimorem não somente em relação a sua área profissional ou em meio a sociedade, mas para que seu interior esteja preparado para lidar com as mais diversificadas mudanças e aprimoramentos, deixando-as assim mais preparadas para conquistar seus próprios objetivos com mais clareza, confiança e responsabilidade.

Vantagens e benefícios

» Melhoria na qualidade de vida;
» Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
» Diminuição gradativa em relação a resistência as mudanças;
» Aprimoramento na comunicação e na capacidade de influencias indivíduos;
» Aumento na capacidade de gerenciar conflitos;
» Desenvolvimento da inteligência, dos estados emocionais e interpessoais;
» Maior discernimento e capacidade para tomada de decisões;
» Menos estresse;
» Facilidade em traçar metas e objetivos;
» Estímulo intelectual;
» Maior potencial criativo;
» Aumento da autoconfiança e da autoestima;
» Eliminação de bloqueios;
» Desenvolvimento de competências;
» Potencialização do crescimento pessoal e profissional;
» Aumento dos estímulos para o autoconhecimento;

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?