O que fazer para o leite materno aumentar

O alimento que mais  proporciona nutrientes para o bebê recém nascido é o leite materno. Ele é produzido pela mamãe sempre na medida certa em que a criança vai precisar durante um determinado tempo, porém algumas mulheres tem reclamado de não estar conseguindo gerar o suficiente para os seus filhos.

Isso normalmente tende acontecer no início da amamentação, que é quando nem a mamãe e o bebê sabem ainda o modo certo que o aleitamento deve acontecer, ou ainda pelo fato de:

✦ A mamãe esta com os seios machucados.

✦ O bebê estar muito sonolento.

✦ Pelo fato do bebê esta usando chupetas.

✦ Pela mamãe e nem o bebê terem se acostumado com os horários das mamadas. 

✦ E por fim devido algum problema hormonal ou histórico de cirurgias como a redução de seios, por exemplo. 

E quando isso tende acontecer ela tem de buscar por meios que solucione o problema, ao invés de partir para o leite em pó, que por sua vez não oferece os mesmos nutrientes e segurança para criança e além disso, só p ode ser medicado pelo pediatra, depois de uma longa consulta e tentativa da mamãe na ajuda com a produção do leite.

O que fazer ?

Para aumentar a produção de leite a mamãe pode estar:

✦ Deixando o bebê mamar sempre que ele quiser, e oferecendo sempre os dois seios a ele.  

✦  Evitando o uso de chupetas, para que assim ele passe mais tempo mamando e estimulando o seio a produzir mais leite, pois quanto mais o bebê mama, mais leite a mamãe tende a produzir. 

✦  Evitando fazer quaisquer tipo de complementação na amamentação, há não ser que haja  uma orientação médica. 

Procure alimenta-lo mesmo que ele não peça.
Créditos da Imagem: http://mulheradventista.com/semana-mundial-da-amamentacao/
(Foto Divulgação)

✦ Investindo em banhos de sol para que o bebê encontre melhor o seio e sinta vontade de mamar.

✦ Tomando bastante água, pois a mesma é  importante para hidratação e produção, do leite e do corpo de ambos (mulher e bebê). 

✦ Realizando retiradas de leite para o caso dele não conseguir mamar diretamente no seio. Além disso, o ato também é bom para estimular a saída do leite. 

✖ Observação: Se por acaso a mulher não tiver dado leite, ela só poderá sair da maternidade dois dias após o nascimento de seu filho, e também depois de ter tomado uma medicação que estimula o mesmo, que só deve ser prescrita pela o médico.

✦ Evitando momentos de estresse e ansiedade. 

✦ Caso a mamãe não tenha aurela formada e o bico apropriado para que o bebê possa mamar, ela pode estar adquirindo o bico de silicone nas farmácias. Eles estimula e ajuda a criança a mamar. 

✦ Realizando massagens nos seios e aurelas antes mesmo do bebê nascer. Elas vão ajudar a preparar o seio e estimular a produção de leite. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.