Obesidade em cachorros

O cachorro é um ser vivo que possui o organismo um pouco parecido com o do ser humano, então, logo ele também poderá ter as mesmas doenças, como é o caso da obesidade, que se trata do acumulo de gordura  ou ainda de uma retenção de líquido. E isso tende acontecer pelo mesmo fato do ser humano, ou seja, má alimentação.

E assim, como no caso do humano o animal também deve ser avaliado de acordo com o seu biotipo e organismo, pois tudo pode se variar. Contudo, para quem não sabe, cerca de um terço dos cães de estimação sofrem deste problema, e ele tende a afetar mais as fêmeas do que os machos, e mais raças do que outras. E além disso, grande parte dos cachorros que são castrados, tendem a engordar muito, por isso que é importante que esses animais, tenham a alimentação ainda mais vigiada.

Todavia, para que se chegue a um resultado real é necessário um diagnóstico, ou seja, o veterinário fundamenta-se na apalpação do tecido adiposo que cobre o tórax, para que assim, consiga descobrir se ela existe mesmo ou não. No mais, caso ela seja comprovada, pede-se para que se inicie o tratamento imediatamente, pois se não o animal vai sofrer com as consequências provocadas pela doença.

Consequências da obesidade

. Risco aumentado em cirurgias- Sendo que ainda pode haver uma maior necessidade de anestesia e menor visibilidade dos órgãos envolvidos em massa gorda.

. Maior pressão sobre o coração, pulmões, rim e articulações-  O que acaba fazendo com que os órgão tenham de aumentar o seu nível de atividade, para manter o volume de massa

. Agravamento de doenças articulares, como a artrite- Devido o peso fazer com que o cão forca as articulações para poder se movimentar.

. Desenvolvimento de problemas respiratórios em tempo quente ou durante exercício. 

. Desenvolvimento de diabetes- Que faz, com que o dono tenha de aplicar doses diárias de glicemia em seu animal, para que não aconteça a cegueira.

. Aumento da pressão sanguínea que pode originar problemas cardíacos- Que por sua vez, tende acontecer devido o coração ter de aumentar sua capacidade de distribuição de sangue a muitos mais sítios que se foram criando com a acumulação de massa.

. Aumento da probabilidade de desenvolver tumor.

Problemas gastrointestinais- Como por exemplo, a Diarreia e o aumento da flatulência.

Alimente-o direitinho.
Não deixe seu animal sofrer com essa doença.
Foto Reprodução

Como combater

Existem recomendações simples que podem ajudar a combater esse mal, como:

.  Observando tudo que o animal come durante o dia e diminuindo a quantidade e até mesmo cortando alguns alimentos. 

. Reduzindo de 20 a 40 % o valor energético da sua ração.

. Fracionar a ração ao longo do dia, ou seja, dê a ele pequenas porções durante o dia, do que tudo de uma única vez. 

 . Utilizando alimentos cuja garantia nutricional é conhecida e que seja voltada para obesidade. 

 . Fazendo com que o animal tome bastante água, 

. Fazendo com que ele tenha um exercício físico regular.

 . E estabelecendo um programa de emagrecimento, juntamente com o veterinário.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.