Brasil Blogado » Saúde » Onde encontramos a proteína

Onde encontramos a proteína

A proteína é um dos componentes principais do alimento; então é necessário que todo ser humano consuma vegetais, carnes e lácteos.

     

A Proteína são moléculas orgânicas,  encontradas em quase todas as células  E existem diversas especies de proteínas  e cada uma é designada a uma função biológica.  Ela é da classe do peptídeos e, é formada por aminoácidos ligados em peptícideos.

Representante de 80% do peso dos músculos desidratados, 70% da pele e 90% do sangue seco. Fora que elas são um dos principais componentes do alimento.

Ela pode ser dividida em dois grupos:

  1. Proteína Dinâmica; exemplo: controla o metabolismo e o transporte.
  2. Proteína Estrutural exemplo: colágenos e elastina.

Composição:

Ela pode ser classificada em simples e conjudagada. A simples libera os aminoácidos  e as conjugadas, liberam os aminoácidos também é um radical, chamado: prostético.

Seu número de cadeias também está dividido em duas partes; que nas quais são : as proteínas monoméricas e a oligoméricas.  As proteínas monoméricas, são formadas por apenas uma cadeia; já a oligoméricas, são formadas por mais de uma cadeia; e são mais complexas.

Forma:

As Proteínas Fibrosas são maiores, insolúveis e possui o peso molecular elevado. São formadas por moléculas grandes ou retilíneas e são paralelas ao eixo. Pertencem a proteína estrutural; porém algumas podem ser diferentes; um exemplo disso são as tubulinas, que são constituídas por subunidades globulares.

Já as Proteínas Globulares são de estrutura mais complexa e mais esféricas; são mais solúveis do que as proteínas fibrosas e seu peso molecular, varia entre 10.000 é milhões. Nesse caso situam- se as proteínas ativas.

 

Funções:

A Proteína desempenha no ser vivo as seguintes funções:

  • Estrutural;
  • Enzimática;
  • Defesa;

    pa 150x150

    Ricos em Proteínas

  • Transporte;
  • Armazenamento (ferritina);
  • Nutricional;
  • Protetora e outros…

Podemos encontrar a proteína também, nos alimentos que comemos no dia- a- dia. Nas carnes brancas e vermelhas, nos lácteos, nos proteicos, nos aminoácidos e nos vegetais (porém é necessário adicionar outros suprimentos, para que gerem mais energia).

Enfim, a proteína é indispensável, pois ajuda manter e auxilia o funcionamento de todos organismos vivos.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?