Brasil Blogado » Àgua » Onde fica o Foz do rio Amazonas

Onde fica o Foz do rio Amazonas

A foz de um rio nada mais é aonde ela deságua. Veja no texto a seguir, aonde fica a foz do rio Amazonas; e também quais são os fenômenos naturais que elas nos proporciona. E quais são os rios que fazem parte dela.

     

A Foz do rio Amazonas, fica na parte ocidental da ilha de Marajó no estado do Pará. O mesmo possui cerca de 300 quilômetros de largura e também vai até o Farol de Curuçá; que no qual fica no norte do arquipélago, que está também próximo ao foz do rio Araguaia, do Amapá.  O mesmo é considerado, maior do que a cidade da Suíça.

foz do rio amazonasE, e ali que acontece o grande fenômeno da natureza que no qual é conhecido por todo o mundo, como pororoca. O também pode ser chamado de o encontro de gigantes. Isso tudo pelo fato do rio Amazonas descarregar suas águas no Atlântico; o mesmo corresponde a mais ou menos um quinto de todos os rios do planeta.

Esse fenômeno acontece bastante no mês de outubro, devido ao nível do rio está baixo e a mare está alta. O mesmo chama a atenção de diversos esportistas da área do surf; pois para eles é uma experiência única, de surfar em uma onda de água doce; ainda mais de um rio e não mar.

Ele também atraia a atenção de vários países, que no qual no mês de outubro sempre estão ali, querendo mostrar como tudo acontece.

O Rio Amazonas está localizado na America do Sul; o mesmo possui cerca de 6.992,06 km. E 3.165 quilômetros fazem parte do nosso país, o Brasil. Ele é considerado o segundo rio maior do mundo; ficando atras somente do rio Nilo, que no qual se encontra  no continente africano. Porém é o rio Amazonas que apresenta a maior vazão de água.

Sua nascente se encontra no lago Lauri, nos Andes do Peru. E ele está presente em países, como: Peru, Colômbia e Brasil; e na sua bacia biográfica, também estão presentes os países: Bolívia, Venezuela, Equador e Guiana.

O mesmo nasce com o nome de Vilcanota e depois vem com outras denominações, tais como: Uicaiali, Urubamba , Marañón; no Brasil ele se torna o rio Solimões. Que no qual se encontra com o rio Negro; próximo a cidade de Manaus. E até chegar a foz ele recebe o nome de rio Amazonas.

rio negro e solimões encontro

O encontro dos  rios:

Negro e Solimões, proporciona uma imagem de grande bastante diferente e linda. Isso tudo por que os dois rios, possuem águas de coloração diferentes.  O rio Negro possui águas escuras devido a dissolução de ácido húmico; já o Solimões, possui as  águas claras.

 E ao se encontrarem, suas águas se misturam; porém dá para ver a olho nu, uma linha que na qual distingue os dois.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?