Paciente com traqueostomia pode comer

A traqueotomia nada mais  é do que um procedimento cirúrgico, para abrir uma abertura na traqueia  que fica localizada na garganta. Essa cirurgia é muito arriscado e demorado, pelo simples fato de ter que mexer com toda a estrutura do pescoço. Ali no local, onde é feito a abertura e colocado um tubo, que é chamado de traqueostomia, e ele pode ser tanto fixo como temporário. Isso tudo vai depender do organismo do paciente e também das suas condições financeiras, pois ele, não é feito com facilidade na rede pública.

E quem tem, de passar por esse  procedimento todo ganha novas restrições na vida, mas nem tudo muda. As regras são básicas e com o passar do tempo a pessoa acostuma. E quando se trata da alimentação, ela pode ficar tranquila, pois ela não precisa mudar muito. A pessoa que tiver de passar pela cirurgia, pode comer qualquer coisa. O clinico cirúrgico  vai pedir, com que o paciente procure auxilio de um nutricionista, apenas para orienta-lo, com o que deve ser feito no momento da alimentação. E alguma das orientações dele, pode estar sendo as seguintes:

> Que não converse no momento em que estiver comendo. Que caso necessite disso, escreva ou então faça gestos.

> Que permaneça sentado, até que termine de se alimentar.

> Mastigar bem os alimentos, antes de engolir. Então nada de comer com pressa, pois isso pode fazer mau.

> Que tome bastante liquido, pois ele vai ajudar a hidratar os pulmões, evitando assim com que a secreção pulmonar fique grossa.

> E se a comida entupir o orifício do tubo traqueal, pare a alimentação no mesmo instante e corra para o pronto socorro. E para que isso não aconteça é indicado que os alimentos sejam triturados ou então bem picados.

Enfim, a vida de quem possui esse tubo é bastante complicada, pois existe várias limitações. Mas ela não pode se esquecer de que a vida continua, apesar de qualquer coisa. E de que o melhor, ela já recebeu, a vida e a oportunidade de continuar, que só basta ela querer prosseguir. E caso tenha duvidas que não tenha sido esclarecidas pelo o seu médico, você pode estar acessando o site que está sendo descrito logo abaixo, que consta dados sobre todo o processo e o que deve ser feito logo após. 

http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/manuais/pessoatraqueostomizada.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.