Pé inchado na gravidez é normal

Ter os pés e as pernas inchadas durante a gestação é normal. E isso acontece devido o sangue circular devagar, fazendo com que o corpo retenha mais líquido do que os de mais dias. E tal feito tende acontecer mais por volta do quinto mês de gestação e ainda nos dias de calor, ou seja no verão, mas isso, não quer dizer que não possa vir acontecer nos de mais meses da gestação, muito pelo contrário, tem grávidas que sofrem desse mau, quase que a gestação toda. Tanto é, que cerca de 75% das futuras mamães passam por esse problema.

Contudo, os membros mais afetados, são os inferiores. Todavia, o nome dado a esse sintoma, digamos assim é edema gravitacional, que por sua vez, nada mais é do a água acumulada conforme as leis da gravidade. No mais, o inchaço, pode aumentar progressivamente durante o dia, e pode se intensificar no final da tarde e no começo da noite. E além dos pés e pernas, existem outros locais do corpo que também podem apresentar o inchaço, como: mãos, rosto e nariz.

Procure sempre se cuidar, mamãe.
Créditos da Imagem: http://www.portalpower.com.br/saude/saiba-porque-as-pernas-e-pes-ficam-inchados-durante-ou-apos-a-gravidez/

 Motivos do inchaço

Há várias causas para que se pode levar a retenção de líquidos, e uma delas é a própria mudança hormonal do período, ou seja, durante a gestação, a mulher tende a produzir um nível maior de progesterona, o que acaba fazendo, com que aconteça o mesmo. Contudo, também pode se dar devido ao sistema linfático, que por sua vez, vai estar mais lento, com dificuldade de drenar, o líquido, que acaba se acumulando no corpo.

Fora isso, a partir do quinto mês, o tamanho do útero dificulta bastante o fluxo venoso dos membros inferiores para circulação central, o que acaba fazendo, com que o sangue encontrado nos pés e nas pernas, crie do útero sobre os vasos da região pélvica.

Como amenizar

. Cuidando bem da alimentação. Evitando os alimentos com muito sal. 

. Se exercitando na medida do possível e sempre que o médico liberar, mas sem exageros. 

. Usando meias de compressão, para que não haja a retenção de líquido. 

. Usando cremes apropriados para inchaço, desde que o mesmo seja liberado pelo médico e não faça mau nem a mamãe e bebê.

. Colocando as pernas para cima, para que o sangue bombei melhor, e diminua a retenção. 

. Fazendo drenagem linfática, para melhorar a circulação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.