Brasil Blogado » Personalidade » PERSONALIDADE NA PSICOLOGIA

PERSONALIDADE NA PSICOLOGIA

Neste artigo mostra sobre PERSONALIDADE NA PSICOLOGIA. A psicologia tem diversas teorias sobre personalidade., Para a psicologia o que é personalidade?,

     

A personalidade  nada mais é do que uma característica marcante do ser humano, porém para a psicologia a personalidade está sempre sendo modificado, pois com o decorrer dos tempos a pessoa pode mudar sua forma de pensar, agir, sentir, caráter, inteligência e muitos outros.

Na psicologia a personalidade é diferente em cada individuo, atribuindo suas características, dessa forma pode-se dizer que a personalidade é algo que sempre está em desenvolvimento, porém para alguns filósofos como Piaget acredita que a personalidade já está formada entre os 8 á 12 anos de idade.

É preciso de uma organização interna para que a personalidade possa evoluir. As características da personalidade para a psicologia são: traços da personalidade, caráter e temperamento, que dependendo da personalidade e da forma como a pessoa vive pode acarretar num distúrbio de personalidade.

A personalidade na psicologia é algo muito complexo, pois existe uma estrutura na personalidade que á define, sendo: Inconsciente, consciente, id, ego, superego. O Id, Ego e Superego é um sistema que ocorre na personalidade, porém esses três itens necessita um do outro, dessa forma agem juntos e trabalham juntos.

INCONSCIENTE: É uma organização que ocorre no psiquismo do ser humano.
CONSCIENTE: É baseado no nível de vida psíquica.
ID: Nada mais é do que um reservatório dos impulsos inconsciente.
EGO: É o que cuida dos impulsos do ID.
SUPEREGO: Como se fosse um sensor das funções do ego, assim reprimindo  e fazendo com que a pessoa sinta medo de uma punição e culpa.

Os componentes da personalidade são: biológico (ID), psicológico (EGO), social (SUPEREGO). A personalidade precisa de uma série de fatores para que ocorra uma formação, porém o desenvolvimento na infância são fatores que influenciam como:

  • O Desenvolvimento psicossexual (0 á 12 anos de idade)
  • Fase anal (2 á 4 anos de idade)
  • Fase Oral ( 0 á 2 anos de idade)
  • Fase fálica ( 4 á 7 anos de idade)
  • Fase de latência (7 á 12 anos de idade)
  • Fase puberdade e genital ( a partir dos 12 anos de idade)

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?