Brasil Blogado » Doenças » Plaquetas baixas sintomas

Plaquetas baixas sintomas

As plaquetas são corpúsculos anucleados que estão presentes na corrente sanguínea, quando essas plaquetas se encontram em um nível baixo, alguns sintomas podem aparecer, tais como, tonturas, sangramentos entre outros.

     

As plaquetas, também denominadas como trombócitos são corpúsculos anucleados que estão presentes na corrente sanguínea e são formados a partir da megacaracitopoiese que ocorre na medula óssea. As plaquetas possuem um formato discoidal, e as mesmas são provenientes da fragmentação citoplasmática de megacariócitos.

Plaquetas baixas sintomas 300x297

Normalmente, as células podem dar origem a cerca de aproximadamente 2 a até 80 mil plaquetas, em um período de aproximadamente 4 a 12 dias. A trombopoetina, um hormônio produzido no fígado, estimula a produção das plaquetas.

Muitos fatores podem ocasionar ou contribuir de forma significativa para a diminuição do nível de plaquetas no sangue, sendo que esses fatores podem ser hereditários ou adquiridos. Nos fatores hereditários, as causas mais comuns da diminuição do nível de plaquetas no sangue são as síndromes, sendo elas síndrome de Fanconi , síndrome de Wiskott-Aldrich e síndrome de Bernard Soulier.

Entre as causas adquiridas, que contribuem para a diminuição do nível de plaquetas do sangue, pode-se ressaltar doenças auto-imunes, anemias magaloblástica, anemias aplásica, coagulopatias de consumo, leucoses, malária, púrpura trombocitopênica idiopática secundária entres outros.

Os sintomas que se manifestam quando as plaquetas no sangue estão baixa, são:

  • Sangramento
  • Tonturas
  • Manchas roxas ou esverdeadas em determinadas regiões do corpo.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?