Pode engravidar no final da menstruação

Muitas dúvidas são geradas entre as mulheres quando o assunto é menstruação, principalmente se pode engravidar no final do ciclo. Devido a isso, resolvemos responder essa questão e esclarecer tais dúvidas sobre o assunto. 

Pode engravidar?

De acordo com os estudos, a mulher pode sim engravidar no final da menstruação, embora  seja muito raro. E para que isso venha acontecer, é necessário que a mulher tenha um ciclo menstrual bastante curto, pois a data da ovulação seria bem próxima, o que significa como o período fértil da mulher. 

Se esta na dúvida faça o exame do beta HCG e descubra.
A dúvida vai sempre aparecer quando houver sintomas. (foto:divulgação)

Para que tenha uma noção melhor sobre o assunto, vamos descrever um pouco sobre a ovulação. A concepção acontece quando o óvulo e um espermatozoide se encontram em uma das trompas e durante certo período o óvulo amadurece dentro dos ovários, fazendo com que libere o óvulo até o abdômen, onde o mesmo é recolhido pela tuba uterina mais próxima.

E tal óvulo consegue sobreviver por cerca de 24 horas logo após e liberado pelo ovário, sendo essa a única maneira de engravidar. Isso se um espermatozoide estiver presente na região durante o intervalo, caso contrário, ele é desmanchado e liberado durante o período da menstruação. Porém tudo isso pode estar variando devido o ciclo menstrual de cada mulher ser diferente.

 A conclusão é que pode-se engravidar mesmo estando menstruada ou no final dela. É muito importante fazer o uso do preservativo, mesmo em períodos menstruais, para evitar uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.