Pode ter duas contas em um banco

Segundo as normativas descritas em bancos e também pelo BACEN (Banco Central do Brasil), não existe nenhuma irregularidade ou impedimento da abertura de duas contas em um mesmo banco, sejam elas de funcionalidade corrente ou poupança, desde que todas atendam as regularidades estabelecidas e a agência concorde com a petição do indivíduo.

Muitas pessoas realizam essa prática para maior obtenção de crédito nos bancos. Quando são abertas duas contas correntes, o usuário poderá realizar movimentações em ambas, conseguindo bonificações em dobro, como dois cartões de crédito, dois talões de crédito, dois gerentes, entre outros fatores.

Duas contas bancárias?
Representação de um cartão bancário.
(Foto: Reprodução)

Todas essas possibilidades são extremamente favoráveis para o correntista, desde que ele não tenha nenhuma restrição, que o impeça de exercer essa prática. Também é possível  ter uma conta corrente e outra poupança em um mesmo banco, mas geralmente nesses casos, ambas são manipuladas por um mesmo cartão, onde cada categoria é exercida de acordo com as opções executadas no caixa eletrônico ou na gerência bancária.

É importante ressaltar que essa escolha, mesmo proporcionando uma facilidade maior ao indivíduo, além de muitas vantagens, principalmente em relação a quitação de débitos, pode  trazer algumas dores de cabeça, no caso de ser duas contas para comandar, regularizar, sem mencionar nas taxas que também serão em dobro, como a de anuidade e movimentação. Estima-se que esses valores podem chegar à R$ 50 reais mensais de despesa, fora os juros, caso eles existam.

Dica

Se realmente existe a necessidade da abertura de duas contas, procure o gerente da agência bancária que deseja fazer a petição de abertura e converse sobre o assunto. Mostre a ele a utilidade que cada ramificação terá e porquê você precisa tanto que esse processo seja executado.

Atenção

Lembre-se sempre que duas contas exigem responsabilidade em dobro, portanto, tenha cautela ao usar as vantagens e limites de créditos, para que futuramente não enfrente uma crise financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.