Brasil Blogado » Escolar » Poluição do ar

Poluição do ar

Neste artigo você irá encontrar um resumo completo sobre a poluição atmosférica, com explicações sobre as causa desse transtorno e problemas que podem provocar à saúde humana. Também estará por dentro sobre as soluções que vem sendo implantadas para controlar esse processo. Acompanhe!

     

A poluição atmosférica é um problema que vem sendo discutido mundialmente há séculos devido os seus efeitos prejudiciais à Terra e os seres vivos que a compõe, isso porque vários fatores são responsáveis por ocasionar esse transtorno, que vem se fazendo cada vez mais intenso com o passar dos anos.

Causas

Desde o século XVIII, com a chegada da Revolução Industrial, o aumento da poluição vem crescendo, principalmente nos grandes centros urbanos, onde existem queima de combustíveis fósseis, como derivados do petróleo, carvão mineral, entre outros.

Essas soluções são extremamente poluentes porque liberam e lançam à atmosfera uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono. O grande desafio de abandonar esse tipo de queima, é que ambos combustíveis são responsáveis por gerar energia e alimentar o setor industrial, de transporte e elétrico existente no mundo, que gera boa parte da sua economia.

Problemas

A Terra sofre os transtornos da poluição, pois esse processo prejudica seriamente o meio ambiente, provocando chuvas ácidas, mudanças climáticas, elevação do nível da água dos oceanos, extinção de animais e plantas, desastres naturais, aquecimento global, entre outros.

Efeitos para a saúde

Poluição2

Representação da poluição causada pelas industrias.
(Foto: Divulgação)

Devido a concentração da poluição ser mais intensa nos centros urbanos, vários danos a saúde vem sendo provocados aos seres humanos, como:

» Doenças respiratórias;
» Infecção nos olhos;
» Lacrimação exagerada;
» Irritação na pele;
» Problemas na mucosa da garganta;
» Processos inflamatórios no sistema circulatório;
» Reações alérgicas;

Observação: nos dias secos, quando a poluição do ar é ainda mais elevado nas áreas urbanas, as indicações médicas é que mais água seja consumida ao longo do dia, que exercícios físicos ao ar livre sejam evitados e que umidificadores sejam distribuídos pela casa, principalmente entre às 10 e às 16 horas.

Soluções

Por causa da necessidade existente da queima dos combustíveis no mundo, várias pesquisas e implantações vem sendo realizadas para que haja uma contenção da poluição do ar atmosférico. As principais soluções que vem sendo trabalhadas mundialmente para esse processo são:

» A geração de máquinas que não poluam;
» Utilização do gás natural como combustível de automóveis;
» Protocolo de Kyoto;
» Entre outros;

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?