Por que a biodiversidade é importante

Simultaneamente em que que a palavra biodiversidade possui uma complexidade, ela é simples. Ela é simples pelo fato de significar a variedade de vida, tanto fauna quanto flora. A biodiversidade estão inserida em diversas áreas, porém se destacando na diversidade biológica, que compreende a totalidade de variedade em formas de vida que pode ser encontrada na Terra. 

 Devido tal importância, a biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio dos ecossistemas. A mesma desempenha um papel essencial na regulação de processos naturais, como a formação do solo e a purificação da água, por exemplo.  Também é considerada uma fonte de enriquecimento espiritual e religioso.

E a principal ameaça que a biodiversidade está tendo são os seres humanos que, que por meio do desmatamentos, queimadas e poluição em larga escala vem causando danos irreversíveis ao planeta, como o aquecimento do globo terrestre. 

A Biodiversidade mostra as riquezas que possuímos, mas que não damos a satisfação de conhecer.
Biodiversidade.
(foto:divulgação)

 Devido as ações incoerentes, muitas espécies estão sendo extintas antes que possam ser estudadas ou que alguma ação preventiva seja tomada. Diversas catástrofes naturais vem acontecendo e há de acontecer de formas cada vez mais intensas, estiagens cada vez mais longas etc. Toda essa reação por causa dos poluentes liberados e conforme a biodiversidade vai sendo destruída, o mundo em que vivemos também está se derruindo. 

Para se ter noção, o Brasil, é responsável por abrigar a maior diversidade do planeta, a Floresta Amazônica, Mata Atlântica e o Pantanal, sem contar os outros biomas. E desde o ano de 2011 as pesquisas revelam que o desgaste da biodiversidade, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, só está crescendo e com elas estão aparecendo as consequências dessa destruição.  Por meio de tantas perdas, podemos perceber o quanto a biodiversidade é importante para a sobrevivência de qualquer espécie na terra, principalmente à espécie humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.