Por que aparecem verrugas

As verrugas são proliferações epiteliais que surgem na pele. Mucosas causadas por vírus do grupo papovavírus, o papilomavírus humano (HPV). Elas podem acometer qualquer individuo, porém surge com maior frequência nos adultos. Para quem não sabe ela é transmissível. 

Ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio de contato direto ou indireto, como em piscinas públicas, recintos esportivos, praias, saunas e outros locais.  Além disso elas são auto-inoculáveis (podem passar de uma parte do corpo para outra).  Por isso é sempre bom tomar cuidado com elas. 

O portador da verruga é que sabe a hora certa de tira-lá.
As verrugas podem aparecer em qualquer pessoa, independente da idade.
(foto:divulgação)

 

Tipos de Verruga

A verruga que temos costume de ver é aquela que parece uma pintinha, mas em forma maior, não é somente ela que existe. Vejamos abaixo  quais  os tipos de verruga. 

. Verruga vulgar: É a mais comum, aparece como uma pápula ou nódulo firme, de coloração rosada ou amarela onde se encontra pontos negros que são vasos capilares trombosados. Elas podem aparecer em qualquer parte da pele, porém são mais comuns na parte do dorso das mãos, dedos e próximo das unhas. E o melhor de tudo é que se o portador possuir a imunidade boa, a verruga pode desaparecer sem necessidade de nenhum medicamento.

. Verrugas filiformes: São semelhantes a espículas e surgem perpendicularmente na  à superfície cutânea.  É comum vê-las em jovens e são  encontradas na região da face ou no pescoço.

. Verrugas plantares: São diferentes da salientes porque causam pressão do corpo sobre ela, o que faz com que penetrem na derme. Ela é a que mais provoca dor. 

. Verrugas planas: São pápulas únicas ou múltiplas que podem ser levemente hipocrômicas, róseas e pouco salientes. Sua localização pode ser na face, membros e dorso das mãos. A sua cor e a mesma da pele pode acometer na proximidade dos dez anos de idade.

Tratamento

Pelo fato delas poderem persistir no corpo por cerca de meses e até mesmo anos, a opção de retira-la de imediato vai ser do paciente. E caso ele opte pela retirada, o médico poderá prescrever substâncias ceratolíticas, como: o ácido salicílico, ácido lático, formalina ou ácido nítrico.

Ou então, o paciente ainda pode estar optando pela eletrofulguração, a curetagem ou o uso de crioterapia por um dermatologista. No mais, os medicamentos devem ser aplicados com a orientação do médico pois podem causar queimaduras, por tanto, nada de comprar na farmácia aquele produto da propaganda e passar encima da verruga, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.