Por que no deserto faz calor de dia e frio a noite?

Estranho ver aquele sol escaldante em meio ao deserto e pensar que quando a noite chega tudo por lá começa a esfriar. Isso mesmo que você acabou de ler caro leitor, esfriar. Saiba que em algumas regiões do planeta onde há deserto, a medida em que a noite vai se aproximando a temperatura vai caindo cada vez mais.  e

Mas você sabe por que que isso acontece?

Acontece devido o deserto possuir uma baixa umidade de ar, o que acaba fazendo com que ela retanha o calor durante o dia. E pela umidade ser muito baixa e não ter vapor d’água na atmosfera, as nuvens quase não são formadas e isso ajuda no bloqueio das oscilações de temperatura.

Observação: as nuvens funcionam como uma espécie de estufa que ajudam a reter o calor absorvido pela superfície da terra.

Nem sempre os turistas aguentam a oscilação de temperatura e acabam indo embora do local, antes do tempo previsto.
No amanhecer a temperatura começa a subir e a medida em que a noite vai se aproximando a temperatura vai caindo. (Foto:Reprodução)

 

E sem esse cobertor, assim chamaremos as nuvens, o calor acaba se dissipando quando a noite se aproxima. Além disso, o solo seco do deserto  perde rapidamente o calor para a atmosfera, fazendo com que a temperatura varie entre os tórridos 50 °C durante o dia e a noite  pode chegar a marca dos para  -10 °C.

 No período da parte da manhã, onde todos iniciam suas atividades, principalmente os nômades, eles usam roupas pesadas que cobrem o corpo inteiro para se protegerem o sol escaldante. Mas atenção, se não está acostumado com oscilação de temperatura, mas pretende visitar algum deserto, vá se preparando, pois passará por diversas mudanças climáticas.

> Advertência: mulheres, essa temperatura não é apropriada para usar roupas curtas, a observação vale tanto para a parte do dia como à noite.

Para aguentar o frio do deserto e o calor é necessário se hidratar bem.
Calor de dia e frio a noite. (Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.