Principais alterações emocionais durante a gravidez

O corpo do ser humano, na maioria das vezes, está sendo preparado para diversas mudanças. Porém quando uma mulher está gestante, essas transformações acontecem quando menos esperamos, consequentemente isso pode acabar desnivelando várias emoções.

É possível que sentimentos como:

  • Felicidade
  • Tristeza
  • Mágoa
  • Entusiasmo
  • Ansiedade
  • Depressão

Sejam constantes e sem aviso prévio.

Essas alterações não fazem bem nem a mamãe e muito menos ao bebê. Modificações emocionais tendem a acontecer devido o aumento de progesterona e/ou estrogêneo, como também inúmeros problemas relacionados à insegurança, transição de identidade, financeiro, entre outros pontos inevitáveis durante a gestação.

Tais variações de humor acontecem dentro das primeiras 12 semanas ou quando a mulher se descobre grávida, ou ainda quando o seu corpo começa a mudar, assim como sua vida.

As emoções durante a gravidez ficam muito confusas e inconstantes.
Gravidez.
(Foto: Reprodução)

A medida em que ela avança, as crises aumentam e se tornam constantes, logo é necessário que se tenha muita paciência e acompanhamento com um psicólogo. Os familiares também precisarão estar presentes, principalmente o marido ou companheiro.

O seu estado pode mudar, conforme for criando um laço com o filho, isso acontece quando o bebê começa a se mexer ou durante os exames de rotina, ao ouvir o coraçãozinho, vê-lo na ultrassonografia, entre outras situações.

Contudo, a alteração pode ser mais sentida no primeiro e terceiro trimestre, quando inicia-se o próximo fim a gestação. No início, a mamãe se sente insegura por medo e surgem as dúvidas quanto ao desejo de ter um filho. Já no término, ela não se sente preparada para o recebimento do pequeno ou tem medo que algo o machuque.

É preciso ter muita paciência e cautela ao conversar com uma grávida, a qualquer instante ela pode te surpreender. Verifique abaixo algumas ações que podem ser realizadas para tentar reverter essa situação. Acompanhe!

O que pode ser feito?

» Passeie, saia de casa e veja pessoas, tente manter a vida que sempre teve, mesmo tendo algumas limitações.

» Compartilhe as suas incertezas, isso ajudará a se sentir mais leve.

» Jamais recrimine uma gestante por sua variação de humor, isso só pode piorar a situação. Haja naturalmente e tente ser bastante paciente.

Observação: Se a mamãe se encontrar em um estado de profunda tristeza, deve-se procurar auxílio médico, quadros de depressão nessa fase são muito comuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.