Brasil Blogado » Escolar » Principais autores e características do Modernismo

Principais autores e características do Modernismo

O Modernismo veio para mostrar ao povo que nem todos pensavam igual. Veja na matéria a seguir, quais eram as suas principais característica e seus autores.

     
O Modernismo teve início na época do café , das oligarquias rurais, da primeira guerra mundial, enfim, no momento do nascimento da burguesia  E o cenário que ilustrou isso no lado nacional, no caso, no nosso querido Brasil, foi São Paulo e Minas gerais, nos anos de 1914 a 1918. Ele teve seu marco na Semana da Arte Moderna, no caso em 1922, no teatro Municipal de São Paulo, com pintores, músicos e escritores, que tentaram influenciar a arte daqui por meio dos vanguardas europeus.

Características

 

Os artistas daquela época tentaram expor suas idéias sobre a realidade social e política. Tentavam fazer com que o próximo conseguisse enxergar aquilo, que estava vendando os próprios olhos, que os impediam de ir adiante e fazer aquilo, que sempre tiveram  direito. Eles queriam mostrar aos cidadões nacionais, que era possível ter o mundo melhor, fora de tanta hipocrisia e preconceito. E por esse feito, muitos deles começaram a ter que pagar com a própria vida, pois os maiorais de suas épocas não aceitavam as idéias realistas. Com isso tudo foi lançado o movimento artístico da Semana da Arte Moderna. 
Porém as principais características deles, fogem bastante do contexto das palavras normais, por isso e necessário estuda-la e buscar toda uma compreensão por de trás. E elas eram, as seguintes: liberdade de expressão, incorporação do cotidiano, linguagem coloquial, inovações técnicas (engloba várias coisas que foram inventadas naquela época, tais como: a colagem e montagem cinematográfica). Enfim os artista tentavam passar tudo da maneira mais claro possível, para que todos pudessem entender.

Autores e Obras

 

E para que essa arte fosse eternizada, os autores, como: o Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Manuel Bandeira, Alcântara Machado e muitos outros, escreverão obras, que retratam todo esse cenário e história, que viveram. Para que enfim, todos pudessem compreender mais adiante o porque que aquilo era tão importante para a vida . Algumas das principais obras da época, foram as seguintes:

modernismo11Um Dia Depois do Outro: Cassiano Ricardo

> Libertinagem: Manuel Bandeira

> Macunaíma: Mario de Andrade

> Memórias Sentimentais de João Miramar: Oswald de Andrade

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?