Brasil Blogado » Variados » Problemas causados pela bebida alcoólica

Problemas causados pela bebida alcoólica

A bebida alcoólica mata milhares de pessoas durante o decorrer do ano, seja por meio de uma doença, acidente ou briga. Leia o artigo que preparamos e veja de perto como ela age no corpo humano e os problemas provocados por ela.

     

A bebida alcoólica é consumida há muito tempo, porém antigamente possuía menor teor de álcool, ao contrário dos dias atuais que além de possuir um teor maior, são diversificadas e vendidas livremente para pessoas menores de idade apesar de proibido.

São tipos de bebidas psicotrópicas, atingem diretamente o sistema nervoso do ser humano, ou seja, podem causar dependência e mudanças no comportamento. Tais mudanças começam aparecer da seguinte forma:

  • Primeiro acontece uma leve alteração no humor, em seguida uma euforia, logo depois sonolência, por fim o indivíduo começa a perder a sua coordenação.

Devido a essas ações provocadas pela bebida, o ser humano pode trazer a si diversos problemas, seja para vida pessoal como social. Cerca de 21% dos acidentes de carro estão relacionados a bebida alcoólica. A ingestão de álcool mata cerca de 320 jovens por ano.

Quem ingere pouca bebida alcoólica consegue conter seus ânimos, mas faz mal gradativamente ao organismo. Já quem possui uma dependência e acaba ingerindo uma quantidade maior de álcool, em seguida começa a sentir os efeitos e os transparecer, causando assim problemas de saúde instantâneos e ferindo o próximo de alguma maneira.

Se beber, não dirija, vá de táxi.

Créditos da Imagem: http://maxescritor.blogspot.com.br

Os problemas de saúde que podem ser causados pela bebida afetam diversas áreas do corpo, como o coração, a corrente sanguínea, o fígado, etc. Podem também provocar as seguintes doenças:

  • Inflamação no miocárdio
  • Dependência (acompanhada da crise de abstinência)
  • Arritmia cardíaca
  • Pancreatite
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Náusea
  • Esteatose (que pode evoluir para cirrose)
  • Distúrbio do sono

Para que a decorrência desse fator diminua e o consumo da bebida passe a ser moderado, os órgãos públicos da área de saúde estão sendo realizando diversas campanhas de conscientização.

Elas tentam mostrar os perigos causados pela ingestão excessiva do álcool e os malefícios que ele traz ao corpo com o passar dos anos. Porém esse meio de ação não parece surtir o efeito desejado no público alvo, que por sua vez, só aumenta o consumo e a cultura de que beber é uma forma de diversão.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?