Procedimento para renovar CNH

Esperamos tanto para chegar a maior idade, pois somente por meio dela e que podemos adquirir algumas coisas e fazer outras. A final de contas, os atos, que somente os adultos fazem, exige muito desempenho, concentração e sabedoria. Por isso, que se deve esperar 18 anos, para a liberação e também liberdade do próprio corpo. E se tem algo, que os rapazes desejam, quando estão nessa idade é a Carteira de Habilitação Nacional-CNH, pois por meio dela, eles podem estar dirigindo um carro ou então pilotando uma moto.

Foto Reprodução
Foto Reprodução

Mas nem todos são aptos assim de início para estar no comando de um automóvel, que pode tirar a vida de outras pessoas ou então a própria. E para que eles ou qualquer outro ser humano, que queira tirar a habilitação, consiga, ser o suficientemente responsável é necessário passar por vários testes. Que por sua vez, pode estar sendo aprendido em uma autoescola. Feito esses testes e a prova elaborada pelo DETRAN, eles ganham a permissão, para está usufruindo dos automóveis.

Essa permissão ficará valendo por um ano, no caso, como a provisória. Depois disso ele deve trocar pela fixa, que vai ter um prazo de validade de quatro anos. Então quando esse prazo estiver se expirando, o dono da CNH, terá de comparecer ao DETRAN novamente é fazer o pedido, de uma nova. E para que isso aconteça, ele passará pelo seguinte procedimento: 

  • Realização do pedido de emissão da nova carteira.
  • Realização do pedido de emissão, do boleto, que tem de ser pago, para renovação.
  • Renovação de exame médico- que deve ser realizado com alguma clínica conveniada, perante ao órgão público, no caso o DETRAN.
  • Preenchimento da ficha técnica, médica.
  • Realização do curso de direção, defensiva, legislação e primeiros socorros.
  • Entrega de todos os documentos: RG- Registro Geral, CPF: Cadastro Nacional de Pessoa Física,  Comprovante de endereço dos últimos três meses, Comprovante do pagamento de taxa de renovação e o Exame médico.

Passado por todos esses procedimentos é chegado o momento de preencher o relatório emitido pelo órgão responsável da cidade e esperar com que eles confirmem, que está tudo regularizado. Feito isso é só aguardar o dia da chegada, do novo documento.

Atenção: O portador da CNH, tem um prazo de até 30 dias após o vencimento para estar renovando ela. Fora desse prazo, será necessário abrir um processo, para reivindicar o direito de renova-la novamente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.