Brasil Blogado » Saúde » Propriedades da argila

Propriedades da argila

A argila é formada a partir de minerais que foram unidos criando a sua formulação final de propriedades muito bem conceituada.

     

A argila representa a mistura de vários minerais, entre eles pode ser cita dos o ilite, o caulinite,entre outros, sendo resultado de uma metamorfose das rochas constituídas de sais minerais. Por causa dessa junção, a argila acaba tendo um formulação de propriedades muito bem conceituada. São normalizadoras capazes de realizar trocas energéticas e iônicas exercidas pelos electrões livres presentes nos minerais.

Os minerais mais comuns que compõe a argila são o magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, manganês, boro, selênio, sódio lítio, níquel e outros. Esse componentes auxiliam argila a ter uma série de funções importantes que ressaltam suas propriedades.

argila

Propriedades da argila

Dentre estas principais há seguinte classificação que as subdivide em:

  • Propriedade da absorção - lhe atribui a propriedade da maleabilidade ao ser misturada com água forma-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
  • Propriedade de liberação - facilidade em liberar elementos que fazem parte da sua constituição, sendo muito importante para o efeito protetor e absorvedor de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.
  • Propriedade de absorção - o processo físico-químico onde são passadas moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias na argila, a fim de deslizar para o interior da pele.

Ao contrário dos produtos químicos que podem destruir tanto os tecidos saudáveis como os doentes, a argila possui um sistema de seleção para fazer uma procura pelos micróbios patogênicos e os tecidos lesados, permitindo assim uma rápida recuperação da saúde.


Quer comentar ?