Quais os sintomas da anemia e como podemos evita-la

A anemia é uma síndrome onde  a capacidade do sangue de transportar oxigênio para os tecidos está reduzida, seja pela redução de eritrócitos ( hemácias ou glóbulos vermelhos)  ou seja pela redução de hemoglobina. Essa falta de oxigênio nos órgãos é conhecida como hipoxia. Elas devem ser consideradas um sinal da alteração sanguínea, ou seja, redução do número de eritrócitos circulantes.

A anemia pode ser classificada como aguda ou crônica, adquiridas ou hereditária.

. Agudas – acomete  quando há perda expressiva e acelerada de sangue, na maioria das vezes acontece com quem sofre um acidente, passa por cirurgia e tem sangramentos gastrintestinais.

. Crônicas – são provocadas por doenças de base, algumas hereditárias (talassemia e anemia falciforme) e outras adquiridas, como as que ocorrem por deficiência nutricional, tanto na gestação por deficiência de ferro (como a anemia ferropriva) ou por carência da vitamina B 12 e de ácido fólico (anemia megaloblástica).

Contudo elas ainda podem estar sendo classificadas de acordo com o VCM (volume corpuscular médio) ou tamanho das hemácias: microcíticas, macrocíticas e normocíticas.

Observação: Crianças, gestantes, lactantes, adolescentes ( moças) e mulheres adultas em períodos férteis são os grupos mais afetados pela anemia. Por tanto, requer maior atenção.

Causas

 Anemia é causada por deficiência de ferro e pode acometer tanto crianças como gestantes. A Anemia surge devido o consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro e/ou com baixa biodisponibilidade. No caso da gestante,  ela pode ser causada também pelas baixas reservas de ferro pré-concepcionais e a elevada necessidade do mineral, devido a formação dos tecidos maternos e fetais. No mais, ela será causada pela deficiência de vários nutrientes.

Um simples exame de sangue, pode dizer tudo.
Para combater a anemia, consuma alimentos ricos em ferro
(Foto:Divulgação)

Sintomas

Os principais sinais e sintomas da anemia causada pela carência de ferro, são:

. Fadiga generalizada;

. Anorexia (falta de apetite);

. Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas);

. Falta de disposição, apatia;

. Dificuldade de aprendizagem nas crianças;

. Tontura, fraqueza, dor muscular;

. Sonolência, falta de ar, palpitação e taquicardia;

Diagnóstico

Para que a anemia seja diagnosticada é necessário recorrer aos indicadores laboratoriais (hematológicos). É preciso realizar um exame de sangue, onde o nível de hemoglobina indicará se o mesmo tem sido amplamente utilizado em inquéritos epidemiológicos para anemia.

Tratamento e como evita-la

O tratamento da anemia vai ser determinado de acordo com a base que provocou a falta de produção ou a destruição das hemácias. Desta maneira  o médico pode estar indicando vitaminas que contenham ferro suficiente para que possa estar melhorando e além disso, indicar alimentos que possam completar a deficiência que existente.

 Para evitar a anemia, orientamos: 

 Alimentos que sejam favoráveis ao ganho de ferro e também do ácido ascórbico, como mostra os exemplos dados abaixo.

. O ferro que será fornecido ao organismo pode ser alimentos de origem animal e vegetal.  No caso de origem animal, o fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos) como rim e coração.

No caso dos alimentos de origem vegetal, destacam-se as folhas verde-escuros como agrião, couve, cheiro-verde, taioba. Além disso, os legumes também são essenciais como feijão, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha e outros. Mas não para por aí, nas frutas você encontrará o ácido ascórbico, um importante agente que auxilia no combate a anemia ( principalmente em frutas cítricas) ricas em proteínas e pode ser encontrada principalmente no açaí. Mas atenção, cuidado com o consumo em excesso. Todo tipo de alimento deve ser consumido com moderação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.