Brasil Blogado » Escolar » Quais são as cores primárias e secundárias

Quais são as cores primárias e secundárias

Nem tudo que é bonito tem cor; mas tudo que tem cor chama a nossa atenção. De onde veio as cores; quem descobriu? O texto a seguir fala sobre isso; e o que acontece quando misturamos mais de uma cor e como as chamamos.

     

Para sabermos quais são as cores primárias e secundárias é preciso saber primeiro de onde surgiu a cor; e o que elas significam.

A Cor é uma percepção visual provocada por fótons, sobre a célula da retina. Chamamos de Colometria a ciência que estuda as cores; ela desenvolve métodos quantificativos e os estuda.

O responsável por ter descobrido a cor, foi Isaac Newton. Para tal façanha ele utilizou uma prisma triangular, que atravessou o feixe de luz; fazendo ali as sete cores do arco- íris.

Coressss

  • Dica: Partindo da mesma lógica de Newton, se olharmos uma bolha de água sobra o sol, veremos as mesmas cores que ele viu.

As Cores se classificam em três classes:

Cores Primárias: que é constituída pelo amarelo, vermelho e azul. Misturando essas cores, de duas em duas e na mesma quantidade teremos as cores secundárias.

  • Amarelo significa: luz, calor e otimismo;
  • Vermelho significa: paixão, coragem e confiança;
  • Azul significa: harmonia, serenidade, tranquilidade.

Cores Secundárias: é constituída por duas cores primárias. As cores secundárias, são o verde, roxo e laranja.

  • Verde significa: liberdade, saúde e esperança;
  • Roxo significa: espiritualidade e magia;
  • Laranja significa: prosperidade, alegria e sucesso.

 Exemplo: 

Cores secundárias

Cores Terciarias: é constitua pela mistura de uma cor primária, com duas cores secundárias; formando assim todas as outras cores.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?