Brasil Blogado » Escolar » Qual a finalidade da resenha

Qual a finalidade da resenha

Saiba através deste artigo a finalidade da resenha e como deve elaborar uma sem erros. Dicas e outras informações sobre o assunto você encontrará no decorrer desta matéria. Não perca!

     

A resenha é um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato, como por exemplo: livro, filme, peças teatrais, exposições, shows, etc. O seu objetivo principal é guiar o leitor em meio ao emaranhado da produção cultural.

Sendo assim, o escritor deverá procurar mesclar os momentos de descrição e crítica direta. Mas ele deve tomar cuidado com o tamanho da resenha, pois ela deve ser breve e não ser superficial. No mais, o texto precisará mostrar as características do fato cultural, seja ela boa ou ruim. E deve-se atentar para não se colocar dentro do texto, como ” eu gostei” por exemplo.

Além disso, a resenha deve possuir qualidades de estilo como: simplicidade, clareza, concisão, propriedade vocabular, precisão vocabular, objetividade e impessoalidade. E mais, deve apresentar imparcialidade, atitude científica e privilegiar o essencial.

Tipos de Resenha

A resenha possui divisões que é importante ressaltar, ela pode ser acadêmica ou universitária e representar moldes rígidos responsáveis pela padronização dos textos científicos. E dentro delas, ainda é possível encontrar subdivisões que vão ser: a resenha crítica,  descritiva e temática.

. Resenha acadêmica crítica é necessário identificar a obra. Apresentar, descrever a estrutura, conteúdo, analisar de maneira crítica e recomendar a obra. Também tem que identificar o autor, assina-la e identifica-la.

. Resenha descritiva apenas descreve e não expõe a opinião do resenhista.

. Resenha temática aborda sobre vários textos desde que possuam um assunto em comum. E seus passos são simples, basta apresentar o tema, resumir os textos, concluir, mostrar as fontes e assinar e identificar-se.

Tome cuidado com as palavras esdruxulas.

Ao escrever uma resenha procure ser discreto e direito. ( Foto: Reprodução)

Como começar a resenha

Para iniciar uma resenha deve-se levar em consideração tudo o que já foi dito, porém alguns professores se reuniram e chegaram a uma conclusão que se feito as perguntas abaixo, poderá desenvolver uma ótima resenha. Acompanhe as questões abaixo e aprenda como iniciar a sua resenha.

* De que trata o livro?

* Ele tem alguma característica especial?

* De que modo o assunto é abordado?

* Qual é a tese do autor?

* Qual a intenção do autor?

* Que conhecimentos prévios são exigidos para conseguir entendê-lo?

* A que tipo de leitor se dirige o autor?

* O tratamento dado ao tema é compreensível?

* O livro foi escrito de modo interessante para o público alvo?

* As ilustrações foram bem escolhidas?

* O livro é bem organizado?

* O leitor, que é a quem o livro se destina, irá achá-lo útil?

* Comparando essa obra com outras similares e com outros trabalhos do mesmo autor, a que conclusões chegamos?

Não é necessário responder a todas questões, mas são boas sugestões para iniciar a resenha. Enfim, fazer uma resenha parece fácil, mas não é bem assim, pois ela requer atenção pois trabalha com diversos detalhes.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?